Segundo módulo de “Finanças Comportamentais e Planejamento Financeiro: como tomar boas decisões sobre o seu dinheiro”, idealizado pela plataforma 90 Segundos de Finanças, será realizado de 22 de outubro a 12 de novembro; as inscrições estão abertas
Quando o segundo semestre começa, para muitos, em questão de instantes o ano acaba. E na virada de ciclos, as pessoas, geralmente, se preocupam mais em organizar suas finanças, planejando-se para a nova “saga” prestes a se iniciar. Esperar que dezembro chegue não costuma ser uma decisão sábia para quem deseja rever os gastos e organizar as despesas futuras.
Pensando em apoiar indivíduos que se deparam com desafios com finanças, a educadora financeira Luciana Pavan, idealizadora da plataforma 90 Segundos de Finanças, abre mais uma turma para o curso “Finanças Comportamentais e Planejamento Financeiro: como tomar boas decisões sobre o seu dinheiro”, com início em 22 de outubro e término em 12 de novembro. As inscrições se encontram abertas até 20 de outubro.
Com duração de 6 horas, distribuídas em 4 videoaulas (plataforma Meet) sempre às terças-feiras, essa formação ajuda os participantes a entenderem o comportamento em relação ao dinheiro e como isso impacta as suas decisões. “Cada módulo aborda diferentes aspectos, desde a influência das emoções nas decisões relacionadas aos gastos pessoais até estratégias práticas para controle e planejamento das nossas planilhas. É uma ótima oportunidade para aprender a lidar melhor com suas finanças”, explica Luciana.
De acordo com a professora e mentora, a cultura da educação financeira no Brasil está avançando, mas ainda existe um caminho a ser trilhado. Segundo uma pesquisa recente da Associação Planejar com 600 entrevistados, constatou-se que 64,6% dos ouvidos têm esse tipo de planejamento como prática.
“Os índices estão mostrando um aprimoramento. Nas aulas e em minhas mentorias, sempre reforço uma mensagem: da mesma forma que estudamos e nos planejamos para nosso trabalho, temos que nos empenhar com a mesma garra para nossas finanças pessoais, afinal, essas afetam diretamente nossas emoções e relações com o mundo externo”, afirma.
No próximo módulo de “Finanças Comportamentais e Planejamento Financeiro: como tomar boas decisões sobre o seu dinheiro”, Luciana Pavan vai abordar a compreensão das emoções, as habilidades de controle e planejamento, além da capacidade de aplicar “nudges” nas finanças. Tudo isso poderá ser visto em quatro aulas/módulos: “Economia comportamental e psicologia econômica: as emoções e seus efeitos nas decisões financeiras”, “Arquitetura da escolha e nudges: o impacto em finanças pessoais”, “Aula prática de controle de finanças e orçamento doméstico” e “Planejamento financeiro: olhando para o seu eu futuro”.
Serviço
- Curso “Finanças Comportamentais e Planejamento Financeiro: como tomar boas decisões sobre o seu dinheiro”
- Quando: 22 de outubro a 12 de novembro de 2024
- Investimento: R$ 849
- Facilitadora/idealizadora do curso: Luciana Pavan – 90 Segundos de Finanças
- Mais informações: clique aqui
90 Segundos de Finanças
O 90 Segundos de Finanças é uma plataforma de conteúdo sobre educação financeira, que foi idealizada pela mentora e educadora Luciana Pavan. Atualmente, oferece diversas soluções, como vídeos curtos e gratuitos no YouTube (em geral com duração de 90 segundos), cursos, palestras, lives e consultorias. Sua proposta é democratizar o acesso à gestão das finanças para mais e mais indivíduos.
Luciana Pavan
Luciana Pavan é especialista em Economia Comportamental pela London School of Economics (LSE). Fundadora do canal 90 Segundos de Finanças, dedica-se a melhorar a relação de pessoas com o dinheiro por meio de cursos, palestras e consultoria desde 2016. Atuou por mais de 2 anos na fintech Olivia AI, onde foi responsável por desenvolver todos os conteúdos do aplicativo no Brasil, Estados Unidos e Irlanda. Atuou por 2 anos no PFM de um dos maiores bancos da América Latina, como Especialista em Finanças Pessoais na Zup Innovation, e foi membro do Conselho da ONG Multiplicando Sonhos (de educação financeira para jovens de escolas públicas) por 4 anos.