Bradesco Seguros

‘Luzes Negras’ traz visibilidade para personalidades negras da história

Livro Luzes Negras / Beatriz Nascimento / Divulgação
Livro Luzes Negras / Beatriz Nascimento / Divulgação

Projeto realizado entre GOMA/EmpregueAfro, Museu Afro-Brasileiro de Salvador e Grupo Bradesco Seguros terá exposição a partir do dia 9 de setembro

Você já ouviu falar de Nilo Peçanha, primeiro presidente da República negro do Brasil? E Jane Cooke, cirurgiã e médica oncologista afro-americana, pioneira no desenvolvimento da quimioterapia? Pessoas negras estão por todas as partes e áreas do conhecimento humano, apesar de seus nomes nem sempre serem conhecidos. Mas, agora, elas ganham destaque sob uma nova luz na exposição Luzes Negras, no Museu Afro-Brasileiro de Salvador, a partir do dia 9 de setembro.

Inspirada no livro de mesmo nome e vencedor do Festival Internacional de Criatividade Cannes Lions, a obra Luzes Negras apresenta 20 dessas personalidades, bem como seus trabalhos e conquistas. Em um ambiente completamente escuro, luzes negras guiam o olhar do visitante e trazem à tona dez destas histórias inspiradoras divididas em quatro artes  pela exposição, proporcionando uma imersão na história e uma conexão ainda maior com legado dessas personalidades.

Nascida da parceria entre o GOMA/EmpregueAfro e o MAFRO (Museu Afro-brasileiro da UFBA em Salvador) e com patrocínio do Grupo Bradesco Seguros, a iniciativa de ressignificar a história destes nomes deu origem a um livro que, a olho nu, é impossível de ser lido – uma representação do que foi o apagamento histórico. Mas, quando exposto à luz negra suas páginas começam a revelar inúmeras imagens e textos. A experiência de passar a lanterna pelo livro e ver, imediatamente, suas folhas iluminadas com tantas memórias menosprezadas é um convite à ressignificação e valorização do passado e legado dessas pessoas.

A curadoria de 20 nomes, feita a partir de uma extensa pesquisa da EmpregueAfro/GOMA, desvenda vivências de personagens brasileiros como Juliano MoreiraJosé EzelinoLaudelina de Campos e Teodoro Sampaio, além de figuras globais como Alice Ball e Gladys May West, entre diversos outros. Moreira, por exemplo, foi o fundador da psiquiatria no Brasil – um médico baiano que entrou para a história da ciência nos séculos XIX e XX, rebatendo, inclusive, teses de que a mestiçagem seria causa de doenças mentais.

“Esse projeto tem um valor imenso de resgate da nossa ancestralidade. O Luzes Negras reverência e honra as contribuições de pessoas negras ao longo da história, que foram ofuscadas ao longo do tempo. O objetivo é, literalmente, jogar luz nesses talentos para que seus legados se mantenham vivos e sejam apresentados, principalmente, para as novas gerações”, comenta Patricia Santos, CEO e fundadora do GOMA/EmpregueAfro.

Conheça os detalhes no filme de apresentação do ‘Luzes Negras’.

Para a atriz Zezé Motta, personalidade que teve acesso ao livro em primeira mão, a ação “é uma luz capaz de devolver o brilho destas pessoas tão importantes, como Mercedes Baptista, primeira bailarina negra do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, uma mulher preta que veio antes de mim e que pode inspirar muitas outras”, diz. “Jogando luz sobre o passado, Luzes Negras ilumina o futuro”, finaliza.

Obra de arte acessível e premiada

Um dos exemplares de ‘Luzes Negras’ será exposto no MAFRO (Museu Afro-brasileiro), em Salvador, a partir do dia 8 de setembro, proporcionando uma experiência inédita e imersiva para quem tiver a oportunidade de visitação.

O livro está acessível para quem quiser conhecê-lo de forma digital e sem perder a oportunidade de iluminar suas páginas com a luz negra. Ao acessar o site da Bradesco Seguros, aqui, o mouse é transformado em uma lanterna e proporciona aos leitores uma viagem pelas 90 páginas do ‘Luzes Negras’. Para quem preferir, também é possível baixá-lo gratuitamente.

Criado pela agência AlmapBBDO, o livro acaba de ganhar três prêmios no Festival de Criatividade Cannes Lions 2024. A iniciativa conquistou Ouro na categoria ‘Design’ e bronze nos títulos ‘Print & Publishing’ e ‘Industry Craft’ – que destacam aplicações de técnicas artísticas e artesanais por meio de soluções executadas com excelência e que dão vida a uma ideia.

“A importância desse livro vai para muito além da necessidade de recontar o passado fazendo uma reparação justa. É uma obra que poderá ser acessada por crianças e jovens que muitas vezes crescem sem ter uma pessoa preta em quem se inspirar. Isso pode mudar tudo. E acredito que fomos felizes ao recontar essas histórias de uma maneira tão bonita e poderosa”, explica Iron Brito, diretor de criação da AlmapBBDO.

Com patrocínio do Grupo Bradesco Seguros, o projeto assim se consolida ao promover a conscientização e valorização da contribuição de pessoas negras à sociedade, fortalecendo sua representatividade e destacando figuras essenciais e suas contribuições, muitas vezes negligenciadas.

“Luzes Negras é, antes de tudo, um convite ao resgate e ao reconhecimento de personalidades negras que marcaram a história. É essencial conhecermos o nosso passado para olharmos e construirmos o futuro. Um projeto realizado a muitas mãos e que muito nos orgulha”, salienta Alexandre Nogueira, Diretor de Marketing do Grupo Bradesco Seguros

Serviço

O que: Exposição “Luzes Negras”

Onde: Museu Afro-Brasileiro de Salvador (Prédio da faculdade de Medicina da Bahia, Largo do Terreiro de Jesus s/n – Salvador, Bahia)

Quando: A partir de 9 de setembro de 2024, das 9h às 17h (segunda à sexta)

Telefone: (71) 3283-5540

Como visitar: O livro estará disponível para visualização no MAFRO, proporcionando uma experiência imersiva e inédita. Para aqueles que preferirem, o conteúdo também pode ser acessado digitalmente no site da Bradesco Seguros, onde é possível “iluminar” as páginas com o cursor do mouse ou baixar o livro gratuitamente.

Para mais informações acesse o site ‘Projeto Luzes Negras’.

Ficha Técnica The Black Light Book

Agência: AlmapBBDO
Clientes: Bradesco Seguros, Empregue Afro/GOMA, Museu Afro-Brasileiro da UFBA
Título: Luzes Negras
Produto: Institucional
Presidente e CEO: Filipe Bartholomeu
CCO: Luiz Sanches e Pernil
Diretores de Criação Executivos: Rodrigo Almeida e Rafael Gil
Diretores de Criação: Iron Brito e Deborah Vasques
Criação: Yael Sullyvan, Isabela Lourenço, Mateus Souza, Rodrigo Almeida, Rafael Gil, Iron Brito

Art Buyer: Tereza Setti e Stephanie Biekarck
Fotografia: Mariana Valverde
Ilustrações e Design: Dialeto Studio
Direção: Fábio Mota
Ilustração: Fábio Mota e Rafa Black
Designers: Flávia Souza, Diego Silva, Vitor Silva

Produção Gráfica:
Produtor Gráfico
: José Roberto e Marcos Souza

Coordenação Produção Gráfica: Rose Ribeiro
Tratamento de Imagem: Triple A
Arte Final: Carlos Lugaresi
Revisão: Zuzima Turano, Eliana Pavan
Impressão: Leograf Gráfica e Editora

COO: Fernanda Tedde
Atendimento: Maysa Oliveira, Daniela Monteiro, Fabíola Loureiro, Yohanna Maia, Camila Reis, Gabriela Amparo, Karina Cabral, Kauan Mattos e Marina Nascimento.

Community Manager: Nayara de Carvalho
Planejamento: Sérgio Katz, Rafael Andrade, Beatriz Scheuer, Lucieide Oliveira e Lucas Carvalho.
Produção audiovisual: Diego Villas Bôas, Charles Nobili, Murillo Moretti, Marcia Granja

Motion Design: Arthur Siqueira
Pesquisa: Thiago Mattar e Gabrielly Oliveira
Projetos Especiais: Julia Newman, Marilia Alves, Diego Honorato, Carol Anjos.

Head Of Creative Technology: Lilian Cavallini
CDMO: Rafaela Alves
Mídia: Mel Carvalho, Ana Carolina Campos, Diego Bonatti, Leonardo Montuori, Fernanda Mariano, Arieli Araújo, Milena Hellen dos Santos, Tariana Monzani e Tom Martins.
Live Marketing: Siegfrid Frazao Keysselt Junior, Mila Andrade, Christiane Estrela e William Ferreira

Aprovação cliente:
Bradesco Seguros: Alexandre Nogueira, Ana Claudia Frighetto Gonzalez, Ana Luiza Celles, Carla Zavarize, Michelle Baçal
GOMA: Patrícia Santos
Museu Afro-Brasileiro da UFBA: Marcelo Nascimento Bernardo da Cunha

Total
0
Shares
Anterior
Icatu Seguros anuncia novidades no seguro de vida Horizonte
Luciana Bastos, Diretora de Produtos de Vida da Icatu / Foto: Divulgação

Icatu Seguros anuncia novidades no seguro de vida Horizonte

Produto, considerado um dos mais flexíveis do mercado, passa a contar com

Próximo
PASI redesenha o Seguro Estagiários e lança o seguro mais completo do mercado para a categoria
PASI redesenha o Seguro Estagiários e lança o seguro mais completo do mercado para a categoria / Divulgação

PASI redesenha o Seguro Estagiários e lança o seguro mais completo do mercado para a categoria

Com mais de 110 mil seguros vendidos no formato anterior, a companhia espera

Veja também