O Open Finance mudou profundamente a forma como os consumidores gerenciam suas finanças. Regulamentado pelo Banco Central desde 2021, esse modelo permite que os clientes tenham controle total sobre seus dados financeiros e possam compartilhá-los, de maneira segura e padronizada, entre diferentes instituições financeiras.
Na prática, o Open Finance pode permitir, por exemplo, que um cliente com bom histórico de pagamentos em diferentes instituições receba propostas de crédito com juros mais baixos, mesmo que nunca tenha se relacionado com aquele banco ou fintech.
Apesar dos avanços tecnológicos e da crescente adoção do sistema por bancos, fintechs e demais players do mercado, muitos consumidores ainda enfrentam dificuldades para perceber o valor prático dessas inovações em seu dia a dia.
“A tecnologia no Open Finance evoluiu rapidamente, mas ainda existe uma distância significativa entre o que a inovação oferece e o que o cliente percebe como valor. Traduzir essa tecnologia em experiências reais e palpáveis é o grande desafio que precisamos enfrentar”, reflete Cleyton Hort, CEO e cofundador da Lyncas.
Para discutir esses desafios e buscar formas de tornar essa experiência mais tangível para o cliente, a Lyncas promove no dia 30 de julho, às 11 horas, uma nova edição do Lyncas Talks, com o tema: “Quando o cliente não percebe, o valor não existe: como tangibilizar a experiência no Open Finance?”.
O evento será transmitido gratuitamente pelos canais da Lyncas no YouTube e LinkedIn, e terá a mediação de Cleyton Hort, CEO e cofundador da Lyncas, além da participação de dois especialistas reconhecidos no setor financeiro: Ismar Schwartz Jr., CEO do Belluno Digital Bank, e Lázaro Borges, CEO e fundador do Parsa.
O webinar é uma oportunidade para que profissionais do setor, empresas e interessados acompanhem as tendências e reflexões que podem moldar o futuro.