Europ Assistance Brasil

Maio Amarelo: 99 dá dicas e faz ação para viagens seguras em motocicletas

Maio Amarelo: 99 dá dicas e faz ação para viagens seguras em motocicletas / Foto: Anastasia Shuraeva / Pexels
Foto: Anastasia Shuraeva / Pexels

Em parceria com Waze, 99 proporciona informações a motociclistas e motoristas

A 99 está promovendo uma série de ações em apoio ao Maio Amarelo, iniciativa internacional voltada para a conscientização sobre a segurança e a prevenção de acidentes de trânsito. Neste ano, o foco da empresa é a categoria de transporte de passageiros em motocicletas, o 99Moto. Para isso, a empresa está realizando parcerias e promovendo dicas de como ser um bom garupa e um bom motociclista na plataforma.

A partir deste mês de maio, a 99, em parceria com o Waze, passou a disponibilizar no app, pop-ups com avisos e dicas sobre segurança no trânsito, bem como alertas para motociclistas e motoristas de carros avisando as condições de trânsito que exigem mais cuidado, como regiões e horários com maior tráfego, vias com maior índice de acidentes e eventos climáticos como chuva ou neblina.

Com o crescimento da nova opção em mobilidade, a 99 incluiu no seu Guia da Comunidade orientações específicas para os passageiros que utilizam a motocicleta como meio de locomoção, com objetivo de  proporcionar mais segurança e melhor experiência a todos. Confira dicas:

Como ser um bom garupa:

  • Siga as instruções de quem dirige a motocicleta. Orientações sobre como subir na moto, onde se segurar e como se comportar em curvas são muito importantes para a sua segurança;
  • Use capacete durante todo o trajeto, o que é obrigatório por lei;
  • Mantenha os pés na pedaleira quando a moto precisar parar, por exemplo, em semáforos;
  • Evite calçados que possam sair do pé com facilidade ao realizar sua corrida no 99Moto;
  • Não utilize roupas longas como vestidos, por exemplo;
  • Se consumiu álcool (ou qualquer outra substância que altere o seu equilíbrio), não solicite corridas na categoria 99Moto.

Aos motociclistas a dica é perguntar para os passageiros se eles possuem experiência nesse tipo de transporte. Principalmente se for a primeira vez, orientar sobre como andar com segurança de acordo com com os pontos acima.

Os condutores devem ainda respeitar as normas de trânsito e os limites operacionais da moto, assim como não levar animais domésticos e nem bagagens na modalidade. É permitido trabalhar para as categorias 99Moto e 99Entrega, mas nunca de forma simultânea.

Outro ponto de destaque é a parceria com o Waze, que visa contribuir com a campanha do Maio Amarelo. Por meio dessa cooperação, o 99Moto e o Waze se unem para fornecer informações relevantes e dicas de segurança para motoristas e motociclistas parceiros, alertando para a redução de possíveis riscos de acidentes.

Segurança

Desde janeiro de 2022, quando a categoria foi lançada, 99,99% das corridas terminam em segurança. Tal cenário é possível, graças às ferramentas disponibilizadas para oferecer segurança do começo ao fim das viagens, como a gravação de áudio, a verificação de 100% dos passageiros e o compartilhamento de rotas. Além dessas iniciativas tecnológicas, a 99 também foca na conscientização sobre as medidas para um trânsito seguro e o cumprimento do Código de Trânsito Brasileiro por meio do Guia da Comunidade.

“Tanto passageiros quanto motoristas são pessoas que querem chegar bem ao destino e continuar a desfrutar da tecnologia em favor da qualidade de vida. Para isso, segurança e prevenção são fundamentais. Os motociclistas parceiros do 99Moto recebem pelo app regularmente materiais educacionais, como explicações sobre regras de trânsito e direção defensiva, visando promover uma condução segura”, diz  Igor Soares, diretor de Operações da 99.

Acesso

De acordo com Igor Soares, o 99Moto atende a uma demanda de transporte emergente. “Muitas vezes a pessoa precisa se deslocar por uma distância considerável até o ponto de embarque, ou então reside em local de difícil acesso, e a corrida de moto facilita o dia a dia e permite que o passageiro faça integração com outro modal, inclusive fornecendo conexão com o transporte público”, afirma.

“Esse acesso é democrático, para todas e todos. No Rio de Janeiro, por exemplo, 71% das corridas são realizadas fora das regiões de maior renda”, conclui.

Total
0
Shares
Anterior
OLX Brasil anuncia Olivier Aizac como novo CEO
OLX Brasil anuncia Olivier Aizac como novo CEO / Foto: Ben Rosett / Unsplash Images

OLX Brasil anuncia Olivier Aizac como novo CEO

A partir de 1º de junho, Aizac assume a posição ocupada por Andries Oudshoorn

Próximo
BMG Seguros conquista o selo GPTW pela terceira vez com marca recorde
BMG Seguros realiza evento sobre linhas financeiras abordando soluções D&O e E&O/ Foto: Divulgação

BMG Seguros conquista o selo GPTW pela terceira vez com marca recorde

Empresa obtém índice de favorabilidade de 94%, a mais alta já conquistada pela

Veja também