Pesquisa do Webmotors Autoinsights para compreender o perfil do público interessado por veículos eletrificados também aponta autonomia superior como atributo mais valorizado na escolha por modelo do segmento
Uma pesquisa inédita da Webmotors aponta que a maioria dos brasileiros interessados em adquirir um elétrico ou híbrido está disposta a pagar entre 100 e 150 mil reais para adquirir o veículo. O levantamento foi realizado pelo Webmotors Autoinsights, ferramenta que fornece dados e informações sobre o mercado automotivo brasileiro, para traçar o perfil do público interessado na compra de modelos eletrificados por meio de pesquisa quantitativa realizada com a base de usuários da plataforma. No total, foram mais de 1,3 mil respostas colhidas em abril de 2025, com margem de erro de 4%.
Do total de respondentes, 35% indicaram essa faixa como a ideal, considerando o orçamento e as expectativas atuais. Na sequência, estão as faixas entre 150 e 200 mil reais (25% dos respondentes); até 100 mil reais (21% dos respondentes); entre 200 e 250 mil reais (9%); entre 250 e 300 mil reais (5%); e acima de 300 mil reais (5%).
O segmento de híbridos é o mais mencionado entre quem deseja um eletrificado, com 42% das menções. Na sequência, estão aqueles que não comprariam nenhum dos dois (24%); os que comprariam tanto modelos híbridos quanto elétricos (18%); ainda não decidiram (11%); e 100% elétricos (5%).
“Os híbridos despontam na preferência dos brasileiros porque oferecem alternativas para os desafios de infraestrutura de carregamento que o Brasil apresenta no momento. Por mais que essa categoria tenda a se consolidar entre os eletrificados, existem oportunidades para os elétricos que atenderem à demanda do consumidor por preço e maior autonomia”, avalia Eduardo Jurcevic, CEO da Webmotors.
Autonomia como atributo mais valorizado
Para 59% daqueles que desejam adquirir um elétrico ou híbrido, a autonomia superior, ou seja, a maior distância percorrida com uma única carga, é o atributo mais valorizado na escolha. Na sequência, em um questionário de múltipla escolha, estão tecnologia avançada (45%), conforto e recursos de interior (36%), facilidade e economia na manutenção (35%), desempenho e aceleração (29%), sustentabilidade e menor impacto ambiental (26%), design moderno e inovador (23%), conectividade e integração com dispositivos móveis (18%), e outros (4%).