MAPFRE

Mais da metade dos profissionais brasileiros pretende mudar de emprego em 2026, aponta nova pesquisa do LinkedIn

Foto por: dlxmedia.hu/ Unspplash Images
Foto por: dlxmedia.hu/ Unspplash Images

Mesmo com apenas 37% se sentindo preparados para essa transição, profissionais apostam em IA e desenvolvimento de habilidades para se destacar

Uma nova pesquisa global do LinkedIn, maior rede social profissional do mundo, revela que 54% dos(as) profissionais brasileiros entrevistados pretendem buscar uma nova oportunidade em 2026 – em linha com a média global (52%). O Brasil também lidera entre os países com maior percentual de pessoas que se sentem prontas para essa transição, com 37% dos participantes da pesquisa afirmando estarem preparados para enfrentar os desafios da próxima fase da carreira.

Apesar da confiança, 63% apontam que a busca por emprego ficou mais difícil no último ano. Entre os motivos estão o aumento da concorrência (55%) e a percepção de que os processos seletivos estão mais exigentes (50%).

Estamos vivendo um momento em que a procura por emprego não é apenas uma reação a incertezas do mercado, mas parte de uma transformação mais ampla na forma como as pessoas pensam suas carreiras. Os dados mostram que os(as) profissionais estão mais dispostos a experimentar novos formatos, atualizar suas habilidades e a usar a tecnologia a seu favor. Isso exige que empresas e lideranças repensem seus modelos de atração de talentos, reconhecendo que o potencial profissional vai além do currículo”, afirma Milton Beck, Diretor Geral do LinkedIn para América Latina e África.

Profissionais do Brasil lideram no uso de IA para impulsionar a carreira

A pesquisa mostra que o Brasil está entre os países com maior adoção e familiaridade com ferramentas de inteligência artificial voltadas para o mercado de trabalho. Entre os(as) profissionais brasileiros(as):

  • 39% já usaram ou planejam usar IA para personalizar seus currículos;
  • 35% utilizaram ou planejam utilizar a tecnologia para identificar habilidades compatíveis com vagas;
  • 32% recorreram ou pretendem recorrer à IA para encontrar oportunidades de emprego.

Além disso, 63% relatam que o uso dessas ferramentas aumenta sua confiança no momento das entrevistas. Os entrevistados também veem na IA uma aliada para promover mais equidade nos processos seletivos: 60% acreditam que a tecnologia pode padronizar entrevistas e ajudar a reduzir vieses humanos nas contratações. Entre profissionais de Recursos Humanos, esse número sobe para 78%, reforçando a confiança do setor no potencial da IA para tornar a seleção mais justa.

Processos seletivos ainda precisam evoluir

Mesmo com avanços tecnológicos, a experiência do candidato continua sendo um ponto de atenção no Brasil. O país lidera globalmente a percepção de que os processos seletivos são longos demais (77%) e impessoais (60%). Além disso, quase 70% dos(as) profissionais entrevistados se dizem preocupados com a possibilidade de se depararem com vagas falsas ou golpes durante a busca por emprego – sendo esse número ainda mais alto entre mulheres (74%) e jovens da geração Z (79%).

Entre os principais pontos de melhoria que os(as) brasileiros(as) consideram importantes na experiência de candidatura estão:

  • Receber feedback de recrutadores(as) após a negativa (39%)
  • Entender com clareza como a IA é utilizada nos processos (29%)
  • Garantir que as candidaturas estão sendo analisadas de forma justa e imparcial (28%)

Novos caminhos: mudança de carreira e modelos mais flexíveis ganham espaço

A pesquisa também aponta tendências comportamentais relevantes: quase metade dos entrevistados no Brasil (49%) declarou ter mudado o foco de empregos fixos para trabalhos por projeto, consultoria ou contratos temporários (freelancers) – uma das maiores taxas do mundo, acima da média global de 41%.

Entre os profissionais que estão em busca de emprego há mais tempo e ainda não conseguiram se recolocar, muitos relatam já estar ajustando suas estratégias:

  • 26% estão aprendendo habilidades em alta, como IA.
  • 24% atualizaram seus currículos ou perfis no LinkedIn para refletir essas mudanças.
  • 24% estão considerando atuar em diferentes funções ou cargos nos quais já tiveram experiência anteriormente.

O interesse por novos formatos de trabalho reflete uma mudança mais profunda na relação dos profissionais com a própria carreira. Ao mesmo tempo, quem enfrenta mais obstáculos na busca por uma oportunidade também tem se mostrado disposto a ajustar estratégias, adquirir novas habilidades e explorar caminhos menos lineares. No LinkedIn, nosso foco é oferecer dados e ferramentas que ajudem a tornar essas decisões mais claras, conectando escolhas individuais a oportunidades reais”, complementa Milton Beck.

Como o LinkedIn apoia os profissionais nessa jornada

Para ajudar os profissionais a se sentirem mais preparados para seus próximos passos de carreira, o LinkedIn oferece uma série de ferramentas com tecnologia de IA — que vão da busca por vagas ao envio de candidaturas. Um dos destaques é a nova busca de empregos com IA, que permite procurar oportunidades usando termos do dia a dia. A funcionalidade, que começa a ser disponibilizada neste mês em português, já é usada diariamente por mais de 1,3 milhão de pessoas em inglês, com cerca de 25 milhões de buscas por semana.

O LinkedIn também disponibiliza um guia de busca de emprego, com dicas práticas, orientações de especialistas, cursos gratuitos e outros conteúdos em: linkedin.com/jobsearchguide.

Metodologia

A pesquisa foi conduzida pela Censuswide com 19.113 respondentes com idades entre 18 e 79 anos que trabalham em tempo integral, parcial ou que estão desempregados(as), mas em busca de uma nova colocação. As entrevistas foram realizadas entre os dias 13 e 28 de novembro de 2025. Os mercados incluídos foram: Reino Unido, Estados Unidos, França, Alemanha, Itália, Espanha, Brasil, Suécia, Países Baixos, Índia, Singapura, Austrália e MENA (Arábia Saudita e Emirados Árabes Unidos). A Censuswide segue os princípios da ESOMAR e é membro do Market Research Society e do British Polling Council.

Total
0
Shares
Anterior
Com oportunidades de estágio a cargos de liderança, 99 abre 140 vagas de emprego
man in white dress shirt sitting beside woman in black long sleeve shirt

Com oportunidades de estágio a cargos de liderança, 99 abre 140 vagas de emprego

Vagas são para atuação nas frentes de mobilidade, delivery e conta digital da

Próximo
Curso presencial do Sincor-SP foca planejamento e execução de estratégias
/ Divulgação

Curso presencial do Sincor-SP foca planejamento e execução de estratégias

O Sincor-SP promove, nos dias 4, 5 e 6 de fevereiro, das 9h às 12h, no Espaço de

Veja também