A programação contou com mais de 180 ações realizadas ao longo das rodovias sob concessão
As atividades educativas promovidas pela ARTESP – Agência de Transporte do Estado de São Paulo e pelas 20 concessionárias que integram o Programa de Concessões Rodoviárias durante a Semana Nacional do Trânsito (18 a 25 de setembro), impactaram mais de 59 mil pessoas em todo o Estado. A programação, que teve como tema “No Trânsito, Escolha a Vida”, contemplou mais de 180 ações com o objetivo de conscientizar a população sobre a importância da educação no trânsito e adoção de atitudes mais seguras a todos que utilizam as rodovias concedidas do Estado.
“As ações educativas coordenadas pelas concessionárias e supervisionadas pela ARTESP, durante a Semana Nacional do Trânsito, conseguem alertar e reforçar junto à população que educação e responsabilidade no trânsito são primordiais para salvar vidas” , afirma Milton Persoli, diretor-geral da ARTESP.
A maior parte das ações que integraram o cronograma, teve direcionamento para cada tipo de público. Dentre os temas abordados estavam: embriaguez ao volante, limites de velocidade, assim como a importância do uso do cinto de segurança, da manutenção veicular e dicas sobre travessia segura.
Aos motoristas, houve a distribuição de brindes e recomendações sobre a importância de usar o cinto de segurança, inclusive, no banco de trás. Aos caminhoneiros, foi oferecido check-up do caminhão, exames básicos de saúde e dicas para um trânsito mais seguro e a preservação da vida nas rodovias através das ações Pit Stop Caminhoneiro e Saúde nos Eixos. Atividades focadas nos pedestres e ciclistas também estavam na programação da semana de preservação da vida. Durante a ação Café na passarela eles receberam alertas sobre a importância de se utilizar equipamentos para fazer uma travessia de forma segura nas rodovias, e ganharam um café da manhã ao participar.
Viva Motociclista e Cavalo de Aço foi direcionada aos motociclistas que receberam orientações sobre segurança no trânsito, pilotagem e revisão básica dos equipamentos de segurança, além da instalação de antenas corta-pipa, distribuição de adesivos refletivos para os veículos e capacetes.
Além das atividades desenvolvidas, a comunicação com os usuários foi intensificada por meio de folhetos, mensagens nas cancelas de pedágio, Painéis de Mensagens Variáveis (PMV), além das redes sociais da Agência e das concessionárias.