Tokio Marine Seguradora

Manual orienta empresas e pessoas que querem implementar ou apoiar Fundos Filantrópicos

Manual orienta empresas e pessoas que querem implementar ou apoiar Fundos Filantrópicos/ Foto: Pexels
Foto: Pexels

O Guia de Fundos Filantrópicos – Desvendando os mecanismos financeiros para a filantropia, disponibilizado pela Sitawi Finanças do Bem, apresenta de forma simples e didática para empresas, ONGs ou mesmo pessoas físicas, os procedimentos para adoção ou apoio aos fundos filantrópicos de impacto socioambiental

Difundir o conceito de filantropia, além de orientar e estimular empresas, family offices e pessoas físicas a apoiar de forma mais efetiva e estruturada ações de impacto socioambiental. Esse é o objetivo do e-book Guia de Fundos Filantrópicos – Desvendando os mecanismos financeiros para a filantropia. O documento, na forma de e-book, está disponível gratuitamente no site da Sitawi Finanças do Bem.

Com abordagem objetiva e didática, o manual busca diferenciar os conceitos de caridade e filantropia, detalha o que é um Fundo Filantrópico, elenca os tipos de fundos, apresenta alguns exemplos e indica os cuidados que devem ser observados na sua implantação.

Para empresas, pessoas físicas e family offices que desejam atuar de forma mais efetiva em ações de filantropia, o guia traz informações sobre os procedimentos que devem ser adotados para criação de fundos próprios, além dos cuidados a serem observados para o apoio de fundos de terceiros, como nível de transparência e governança. Além disso, oferece orientações para ONGs e coletivos que desejam utilizar fundos para a captação de recursos e aponta os benefícios fiscais para as empresas.

De acordo com Fernanda Pessoa, gerente de Gestão de Filantropia da Sitawi, o guia contribui para o desenvolvimento da filantropia estratégica no país. “Ainda que ações de caridade sejam fundamentais para ajudar pessoas em momentos críticos, nosso objetivo é desenvolver o conceito de filantropia como uma ação estratégica, que possa produzir efeitos socioambientais duradouros, muito além de doações pontuais e/ou em momentos de emergência. O guia estimula empresas e pessoas a terem uma visão mais aprofundada da filantropia, e seu papel estratégico na transformação da sociedade civil”, pontua.

Total
0
Shares
Anterior
Copart abre novembro com oportunidades em automóveis clássicos nos leilões da companhia

Copart abre novembro com oportunidades em automóveis clássicos nos leilões da companhia

Modelos de marcas como Mitsubishi, Toyota, Ford, Mercedes-Benz e Ford estarão

Próximo
SP lidera ranking de estados com mais fábricas utilizando bioinsumos
SP lidera ranking de estados com mais fábricas utilizando bioinsumos/ Foto: Unsplash

SP lidera ranking de estados com mais fábricas utilizando bioinsumos

Projetos de engenharia desenhados para o setor alimentam produção

Veja também