Bradesco Seguros

MAPFRE permanece na liderança como principal grupo segurador internacional que opera na América Latina

MAPFRE tem como meta homologar mais de 14 mil prestadores com critérios de sustentabilidade até 2024 / Foto: Divulgação
Divulgação

Companhia segue no topo do segmento em 2022, com prêmios totais de US$ 9.3 milhões e uma participação no mercado de 5,3%; Para o ramo de “Não Vida”, números de prêmios totais são de US$ 6.4 milhões, representando 6,5% do total

A MAPFRE, uma das maiores empresas do mercado segurador e financeiro do mundo, permanece por mais um ano como o principal grupo segurador internacional que opera na América Latina, com US$ 9.229 milhões em prêmios e uma participação no mercado de 5,3%. Os números são do último Ranking de Grupos Seguradores na América Latina 2022, elaborado pela MAPFRE Economics – área do Grupo MAPFRE dedicada a pesquisas e análises sobre seguros, previdência, macroeconomia e finanças – e editado pela Fundación MAPFRE, cuja classificação é liderada pelos dois maiores grupos de seguradores brasileiros que concentram suas operações exclusivamente nos países da América do Sul.

Grande parte da conquista se deu pelo bom desempenho dos dois principais mercados da região – Brasil e México – em um ambiente de taxas de juros mais altas, moderação da inflação e boa atuação das divisas. O mercado brasileiro, que concentra 34,8% dos prêmios de seguros da América Latina, cresceu acima da inflação (16,5% em moeda local), beneficiando-se também de um fortalecimento de 4,3% do real. O mercado mexicano, por sua vez, representa 19,3% dos prêmios totais na América Latina, cresceu 4,6% em moeda local, com uma valorização do peso de 0,9% no decorrer de 2022.

Como resultado, o mercado segurador latino-americano no ano passado registrou um volume total de prêmios de US$ 173.700 milhões e um crescimento de 15,9%. Esse valor supera os US$ 153.100 milhões em prêmios registrados em 2019, recuperando assim a trajetória positiva que o setor buscava antes do início da pandemia. O segmento de Vida alcançou US$ 73.500 milhões (15,3% a mais que em 2021) e o de Não Vida US$ 100.200 milhões (16,4% acima do registro do ano anterior).

No total, os 25 principais grupos de seguros na América Latina registraram US$ 107.900 milhões em 2022, um aumento de 15,5% em relação ao ano anterior. Reduzindo a perspectiva aos 10 maiores grupos, o crescimento anual é de 13,5%.

Esse maior impulso de Não Vida durante 2022 levou a MAPFRE a estender sua liderança no ranking desse segmento, com um volume de prêmios de US$ 6.468 milhões e participação no mercado de 6,5%:

Divulgação
Divulgação

“O crescimento nos mercados mais representativos do ramo de Não Vida, como Brasil (29,9%), México (8,6%), Porto Rico (7,6%) e Argentina (33,0%) impulsionou o crescimento nesse segmento do mercado de grupos seguradores como MAPFRE, Zurich e Allianz. No entanto, embora todos eles tenham um faturamento no Brasil de aproximadamente metade de sua receita de prêmios no ramo de Não Vida, apenas a MAPFRE conseguiu crescer acima do mercado brasileiro (29,9% em relação ao ano anterior) em 2 pontos percentuais”, observam os especialistas do Serviço de Estudos da MAPFRE. Já os números do primeiro semestre de 2023 indicam que o modelo de negócio na América Latina é fator determinante para o lucro do Grupo MAPFRE.

No total, os 25 maiores grupos seguradores que operam na América Latina e que desempenham suas atividades no segmento dos seguros de Não Vida receberam US$ 61.200 milhões em prêmios em 2022, o que representa um valor 16,8% superior ao alcançado no ano anterior (US$ 52.400 milhões). Os dez primeiros grupos seguradores do segmento de Não Vida também cresceram em relação ao ano de 2021, em 11,1%, reportando US$ 36.800 milhões em receitas de prêmios.

As informações completas do Ranking de Grupos Seguradores na América Latina 2022 estão disponíveis neste link (em espanhol).

Total
0
Shares
Anterior
Meta diz que não há planos para anúncios no WhatsApp
Meta diz que não há planos para anúncios no WhatsApp / Foto: Dima Solomin / Unsplash Images

Meta diz que não há planos para anúncios no WhatsApp

WhatsApp possui mais de 2 bilhões de usuários ativos diariamente

Próximo
“Mês da Conscientização do Seguro de Vida”: em alta no Brasil, produto é essencial para garantir a proteção financeira das famílias
Giselly Andrade, representante do Sindsegnne / Foto: Divulgação

“Mês da Conscientização do Seguro de Vida”: em alta no Brasil, produto é essencial para garantir a proteção financeira das famílias

Produto registrou crescimento nacional de 11,3% no primeiro semestre de 2023

Veja também