MAPFRE recebe certificação ISO 50001

MAPFRE recebe certificação ISO 50001 / Foto: Divulgação
MAPFRE recebe certificação ISO 50001 / Foto: Divulgação

Companhia é uma das primeiras seguradoras do país a obter a norma internacional que trata da gestão de sistemas de energia para atividades administrativas e serviços operacionais

A MAPFRE, uma das maiores empresas do mercado segurador e financeiro do mundo, recebeu a certificação ISO 50001 sob a chancela da Fundação Carlos Alberto Vanzolini. A certificação ISO 50001 é uma norma de gestão de energia reconhecida mundialmente, que estabelece um sistema para que seja implantada a eficiência energética dentro de indústrias, instalações comerciais e empresas.

Segundo a Fundação Vanzolini, os objetivos da ISO 50001 são: dar suporte às organizações para que estabeleçam usos e consumos mais adequados de energia; criar uma comunicação fácil e transparente a respeito da gestão sobre recursos energéticos; promover as melhores práticas de gestão energética e reforçar os ganhos com a aplicação da gestão de energia; suportar a avaliação e priorização de implantação de novas tecnologias mais eficientes no uso de energia; estabelecer um cenário para promoção da eficiência energética por meio da cadeia de suprimentos e permitir a integração com outros sistemas de gestão organizacionais tais como ambiental e de saúde e segurança.

A opção pela certificação vai além da mitigação do impacto causado pela MAPFRE ao uso e consumo de energia. Trata-se de uma ferramenta para demonstrar aos clientes e colaboradores a preocupação da companhia com o desempenho energético e, consequentemente, com o consumo de recursos naturais e a sua pegada de carbono, a partir de um compromisso formal e internacionalmente reconhecido.

O desafio do processo de certificação começou pelo Edifício MAPFRE e contou com a participação e o engajamento de diversas áreas da MAPFRE. A cultura de eficiência energética também está presente em cada prática diária, em todos os níveis da MAPFRE, como um compromisso estratégico para o sucesso da organização. Cada colaborador tem um potencial de influência sobre esse desempenho energético dos processos e equipamentos sob sua responsabilidade, assim como pode inspirar as pessoas envolvidas no seu núcleo de trabalho.

Fátima Lima, diretora de Sustentabilidade da MAPFRE / Foto: Divulgação
Fátima Lima, diretora de Sustentabilidade da MAPFRE / Foto: Divulgação

“A conquista da certificação ISO 50001 corrobora os compromissos da MAPFRE com as práticas ASG e é uma grande aliada estratégica para alcançarmos um dos objetivos do nosso Plano de Sustentabilidade 2022-2024 que é a redução do consumo de energia, nos permitindo alcançar uma meta arrojada de neutralidade em carbono do Grupo MAPFRE. Obter o selo que possui reconhecimento internacional indica que seguimos no caminho certo, implementando cada vez mais nossas ações na companhia”, comenta Fátima Lima, diretora de Sustentabilidade da MAPFRE.

“A MAPFRE divulgou recentemente a edição 2022 do nosso Relatório de Sustentabilidade. Produzido em linha com diretrizes internacionais, apresentamos o desempenho da companhia de forma integrada às iniciativas ASG. Dentre os resultados ambientais atingidos pela MAPFRE no Brasil no ano passado estão a redução do consumo de energia em 17,5%”, completa a executiva.

Total
0
Shares
Anterior
Robô cirúrgico Versius® alcança 500 cirurgias na América Latina
Robô cirúrgico Versius® alcança 500 cirurgias na América Latina / Foto: Divulgação

Robô cirúrgico Versius® alcança 500 cirurgias na América Latina

Unimed Litoral, de Balneário Camboriú (SC), é a instituição do continente

Próximo
Icatu promove reflexão sobre longevidade e planejamento financeiro na Expert XP 2023
Guilherme Hinrichsen, Vice-Presidente Comercial da Icatu / Foto: Divulgação

Icatu promove reflexão sobre longevidade e planejamento financeiro na Expert XP 2023

Presente no evento pelo 12º ano consecutivo, seguradora terá um painel exclusivo

Veja também