Maranhão: governador e ministro debatem apoio às cidades afetadas por desastres

Após municípios maranhenses serem atingidos por chuvas intensas, o ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, recebeu, nesta quarta-feira (8), o governador do Maranhão, Carlos Brandão para debater ações de defesa para o estado.

Representantes da Secretaria de Proteção e Defesa Civil do estado apresentaram vídeos das chuvas do do dia 25 de janeiro, a mais forte do ano, com 152 mm de água em 24 horas, e das ações que vêm sendo promovidas por conta dos desastres naturais, como obras de intervenções e distribuição de cestas básicas com apoio dos governos do estado e Federal.

No primeiro mês de 2023, foram registrados 400 mm de chuvas no estado, o dobro do esperado para o período. Além das fortes chuvas, o estado tem sofrido com enchentes de rios. Nesta quarta-feira, a Defesa Civil Nacional reconheceu a situação de emergência em quatro municípios maranhenses atingidos pelas chuvas: Paço do Lumiar, Raposa, São José de Ribamar e a capital São Luís.

“Nós devemos sempre procurar conjecturas no dia a dia político formas de construir soluções e respostas para a ocorrência de desastres, mas, sobretudo, para prevenir que situações como essa venham a ocorrer”, apontou o ministro Waldez Góes.

Também presente ao evento, o secretário nacional de Proteção e Defesa Civil, Wolnei Wolff, destacou que os municípios com reconhecimento federal de situação de emergência estão aptos a solicitar recursos federais para resposta ao desastre.

“O ministro nos recomendou atender o Maranhão com a maior celeridade possível. Agora, aguardamos que os municípios atingidos nos encaminhem os planos de trabalho, de socorro ou de reestabelecimento, se for o caso, para podermos quantificar os valores e dar o apoio necessário”, explicou o secretário.

]]>
Via: Brasil61

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Prev
Emenda à MP do governo submete agências reguladoras a conselho

Emenda à MP do governo submete agências reguladoras a conselho

A Emenda 54, apresentada pelo deputado Danilo Forte (União/CE) no âmbito da

Next
Ricardo Brockmann é nomeado CEO da Marsh McLennan América Latina e Caribe
Ricardo Brockmann, CEO da Marsh McLennan América Latina e Caribe / Divulgação

Ricardo Brockmann é nomeado CEO da Marsh McLennan América Latina e Caribe

Brockmann é o líder da Marsh na América Latina e no Caribe desde 2010 e atuou

You May Also Like