Aprenda a calcular esse indicador financeiro essencial para avaliar a saúde financeira da organização
Para obter o sucesso empresarial é preciso estar atento a muitas variáveis, inclusive saber como calcular a margem de lucro de um produto, serviço e da própria empresa. Esse é o montante final obtido depois da redução de todos os custos e taxas, por essa razão é preciso ter o cálculo mais preciso e direcionado dessa questão para comparativo e organização financeira do negócio.
Em suma, a margem de lucro é um indicador financeiro bastante utilizado para avaliar a saúde financeira da organização. “Ela trata do percentual obtido da relação entre o lucro bruto e a receita total. Em outras palavras, ela é a porcentagem do preço de um produto ou serviço que corresponde ao lucro do negócio”, explica Robson Evangelista, consultor em gestão financeira empresarial.
Além disso, vários fatores devem ser levados em consideração na hora de calcular, a começar por uma boa análise dos preços praticados pela concorrência, valores intangíveis que atestam a qualidade do produto, como alcance da marca e tempo de mercado. “Quando as despesas de um negócio estão maiores do que a receita, a empresa tem prejuízo, ao invés de lucro. Nesse caso, é necessário reorganizar as contas e talvez até a estratégia para que a empresa se torne lucrativa e opere no azul”, destaca Robson.
Para calcular a margem de lucro, é preciso dividir o lucro da empresa pela receita total e multiplicar o resultado por 100. O faturamento é obtido pela soma do valor total recebido pela empresa nas vendas de produtos ou serviços.
Por que calcular margem de lucro?
- Poder otimizar os gastos para aumentar o lucro;
- Usar a margem para definir metas de faturamento;
- Elevar o poder de influência no mercado com uma margem de lucro mais alta entre os concorrentes;
- Ganhar notoriedade para atrair investidores e empresas parceiras.