E se te disséssemos que é possível usar esse celular ou computador em que você está lendo esse post para atrair mais leads, se relacionar com seus clientes e vender mais e melhor? Pois é, bem vindo ao mundo do marketing digital para corretores de seguros!
Sabemos que muitas pessoas têm uma imagem negativa do marketing digital, mas queremos explicar de verdade o que é e como pôr em prática.
Vamos entender melhor como o marketing digital para corretores de seguros pode realmente transformar sua estratégia e trazer mais leads, vendas e benefícios para a empresa!
O que preparamos hoje:
O que é marketing digital?
Diferentes pessoas têm diferentes definições sobre o que é marketing digital. Dependendo da sua experiência e do tipo de contato que você teve com o assunto, você já deve ter algumas ideias em mente.
Mesmo assim, queremos trazer uma definição que pode ajudar a esclarecer alguns pontos de confusão.
Podemos dizer que marketing digital é o conjunto de estratégias de comunicação, divulgação e atração através das ferramentas digitais com o objetivo de gerar informação, relacionamento e vendas.
Apesar de ser um termo simples, às vezes é difícil entender realmente o que ele significa, mas é importante dizer que o marketing digital nada mais é do que colocar em prática estratégias de marketing através dos meios que a internet disponibiliza.
Por exemplo, uma empresa que tem um canal no YouTube falando sobre assuntos pertinentes a seus clientes está praticando estratégias de marketing digital, assim como outra empresa que anuncia no Google e tem um perfil nas redes sociais.
Marketing digital não é (só) falar de si mesmo
É importante diferenciar o marketing digital da propaganda. A propaganda envolve apenas falar sobre seu produto, enquanto o marketing trabalha com comunicação, relacionamento e também divulgação.
O marketing digital precisa oferecer valor aos consumidores, com o objetivo de criar relacionamentos, aumentar a fidelidade dos clientes e vender mais.
É importante também dizer que o marketing digital para corretores de seguros não substitui os vendedores e os corretores, mas dá a eles as ferramentas necessárias para vender de forma mais assertiva e direta.
Marketing digital funciona?
Muitas promessas falsas começaram a surgir no meio do marketing pela internet, e isso fez com que muitas pessoas parassem de dar crédito às ferramentas digitais.
A verdade é que o marketing digital envolve estratégias de atração e relacionamento, mas precisa de planejamento adequado e empenho para funcionar, mas hoje em dia, quem não estiver investindo nisso está perdendo muitas oportunidades de negócio.
Então a resposta é sim, o marketing digital para corretores de seguros traz resultados, desde que feito da forma certa! Quer saber como?
A importância do marketing digital para corretores de seguros
Imagine que você vá viajar para Natal. O que você faz? Provavelmente pesquisa no Google os melhores pontos turísticos ou compara preços de passagens. Quem sabe você assista vídeos de outras pessoas que já foram e estão compartilhando suas experiências sobre o que deu certo e algumas furadas que você pode evitar.
Agora imagine se você é uma empresa de pacotes de viagens e investe em marketing digital. Você poderia ter um artigo no seu site sobre os melhores pontos turísticos, ou um canal no YouTube falando sobre como é viajar para Natal. Em todo caso, seu possível cliente te encontraria na internet.
A situação é exatamente a mesma no marketing digital para corretores de seguros. Estar onde seus possíveis clientes estão é a melhor maneira de ser encontrado, e isso vai muito além do que você pensa!
A verdade é que seu cliente nem sempre irá pesquisar por “seguro auto”. Ele muitas vezes irá pesquisar sobre novos carros para comprar, modelos mais econômicos, etc. e mesmo assim você pode aparecer pra ele. Tudo depende da estratégia correta (falaremos mais sobre isso já já).
Esse é um dos principais benefícios do marketing digital para corretores de seguros, mas não para por aí! Essa estratégia de marketing pode trazer muito mais, como:
Leads qualificados gerados por você
Quem nunca comprou leads só para descobrir que eram contatos frios ou desinteressados?
Através das estratégias de marketing digital é possível gerar leads e qualificá-los para seu negócio, ou seja, é possível atrair as pessoas que estão interessadas no que você está oferecendo, garantindo um processo de atração e vendas mais assertivo.
Educar seus clientes
Um dos pilares do marketing digital é a quantidade de buscas por informações que as pessoas fazem todos os dias.
De acordo com a plataforma Semrush, mais de 33 mil pessoas buscam por “seguro de vida” todos os meses para se informar sobre o assunto. Será que elas conseguem encontrar sua corretora?
Essa é uma oportunidade de educar e informar seus possíveis clientes, suprindo uma das maiores necessidades das buscas online e, por consequência, aumentando o reconhecimento da sua marca.
Posição de autoridade
É justamente esse processo de criação de conteúdo educativo, relevante e de qualidade que começa a fazer com que seus futuros clientes reconheçam sua empresa como autoridade no mercado.
Por consequência, a autoridade faz com que seu nome seja um dos primeiros a serem mencionados na hora de comprar ou de indicar os serviços para alguém que precisa de seguros.
Relacionamento
Nesse mesmo caminho, o marketing digital para corretores de seguros fornece ferramentas de comunicação com clientes atuais e futuros.
Quem vende seguros sabe o quanto é importante manter um relacionamento próximo com as pessoas para conseguir desenvolver as vendas. Na internet não é diferente, o relacionamento é essencial. Ninguém quer comprar de um estranho.
Comunicação profissional
Outro benefício que o marketing digital traz para quem vende seguros é uma comunicação profissional e de qualidade. Vídeos bem feitos, um site otimizado e bem projetado e um logo que transmite sua imagem fazem com que seus clientes tenham uma visão clara de quem você é enquanto profissional, o que passa seriedade e confiança.
6 estratégias de marketing digital que todo corretor deveria pôr em prática
Chegou a hora de colocarmos pensarmos na prática! Separamos 6 estratégias de marketing digital para corretores de seguros que irão fazer toda a diferença na sua corretora!
1) Site e identidade visual
Esse é o passo inicial. Se sua corretora não está na internet, ela não é vista! Como falamos antes, as pessoas estão pesquisando coisas a todo momento no Google, e o que eles veem quando pesquisam você ou sua corretora?
Uma identidade visual e um site feito por profissionais é seu verdadeiro cartão de visita. Não dar a importância necessária para esse primeiro passo irá invalidar todos os outros, então sim, todos nós precisamos de um site!
2) Inbound marketing
Agora as coisas começam a ficar cada vez mais interessantes. O inbound marketing é o que chamamos em português de marketing de atração.
Essa estratégia tem como objetivo posicionar sua corretora na internet de forma que seus clientes te encontrem, em vez de você ter que ir atrás deles. Isso é feito através da maioria das estratégias que vamos citar a seguir, mas a essência é a mesma: gere conteúdo relevante e estratégico para seu público te encontrar em todas as fases de sua jornada de compra.
3) Marketing de conteúdo
O marketing de conteúdo faz parte do marketing de atração. Nessa estratégia o objetivo é gerar conteúdo em blogs, canais no YouTube, redes sociais e qualquer outro meio onde seus clientes possam estar.
A chave para o sucesso nessa estratégia é conhecer sua persona, ou seja, seu cliente ideal, e compreender sua jornada de compra. Através disso é possível criar materiais que sejam exatamente sobre o assunto que eles estão procurando.
Tudo isso é feito através do SEO, a otimização para mecanismos de busca. Com as ferramentas certas, é possível saber o que seus clientes estão pesquisando no Google, YouTube, etc., e criar conteúdos direcionados a eles para que você seja encontrado onde eles estão.
4) Marketing de mídias sociais
Outra maneira de fazer marketing de conteúdo é nas mídias sociais. 122 milhões de brasileiros estão no Instagram. Já pensou em se relacionar com esse público na plataforma?
O segredo é esse: relacionamento. As redes sociais foram feitas para pessoas, mas as corretoras de seguros que souberem se posicionar nelas irão ter muito mais oportunidades de crescer e desenvolver seus relacionamentos, o reconhecimento de marca e, por consequência, as vendas.
Lembre-se: investir em qualidade é indispensável!
5) Email marketing
Falando em relacionamento, outra ferramenta poderosa é o email marketing. Já pensou quantas vezes ao dia você acessa sua caixa de entrada? E seus clientes?
Já imaginou poder enviar periodicamente informações úteis e relevantes para seus clientes em suas caixas de email? Essa é uma excelente forma de se comunicar e manter um bom relacionamento.
Assim como nas outras estratégias, o objetivo não é falar sobre seus produtos, apesar de isso também acontecer. Na maior parte do tempo você precisa concentrar esforços em gerar valor através de informações úteis, entretenimento e educação, sempre falando do que é relevante para ele.
6) Anúncios na internet (Google Ads, Facebook Ads, entre outros)
Com certeza você já viu um anúncio no Google ou no YouTube, certo?
Os anúncios são uma das maneiras mais rápidas de chegar até seus futuros segurados. Através das palavras-chave certas (os termos usados para pesquisa nos mecanismos de busca) suas páginas são exibidas exatamente para quem está te procurando.
A parte boa é que você só paga quando clicam no seu anúncio, o que garante que quem clicou tem algum interesse no que você oferece e qualifica o lead
O Marketing digital para corretores de seguros é pra todos!
Toda corretora que quer vender mais precisa estar na internet. Como falamos, isso não é uma promessa milagrosa, mas um fato. Se seus clientes ou possíveis clientes estão lá, você também precisa estar!
O marketing digital para corretores de seguros é uma ferramenta que vem para somar, não para substituir. A Megaluzz trabalha para levar sua corretora para o próximo nível. Quer saber mais? Conheça nosso Programa de Alta Performance para Corretores de Seguros!