Instituições de saúde priorizam otimização recursos e menos papel nas atividades do dia a dia
O mês de junho é marcado pela reflexão e conscientização sobre o desperdício e a preservação dos recursos naturais. O tema também é levado a sério pelos hospitais brasileiros, que buscam cada vez mais uma gestão inteligente, em busca de otimização de recursos e menos desperdício de insumos e materiais.
O Brasil está entre os dez maiores produtores de papel do mundo segundo relatório da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura. Isso representa uma quantidade enorme de papel circulando, inclusive na Saúde. Prontuários, fichas de recepção e formulários geram não apenas maior dificuldade em mapear o histórico do paciente como também gasto desnecessário de papel.
Felizmente, as soluções em busca da preservação do meio ambiente só aumentam e a tecnologia é uma grande aliada para reverter a situação e diminuir o desperdício. O conceito de hospitais paperless está se destacando no Brasil: o termo tem relação com o investimento em tecnologias e soluções que possibilitam uma gestão mais automatizada e digital.
A tendência é transpor diversas anotações e referências dos pacientes e da gestão hospitalar para versões digitais. A pesquisa TIC Saúde 2022 mostra que a proporção de profissionais de saúde que optam por dados de paciente disponíveis eletronicamente tem aumentado ano a ano. Houve maior crescimento em anotações de enfermagem (de 52% em 2019 para 81% em 2022); histórico e anotações clínicas do paciente (de 62% para 85%) e imagens de exames radiológicos (de 42% para 65%). Os dados mostram ainda que a prescrição médica em formato eletrônico tem sido utilizada por 68% dos médicos no país.
Um dos produtos mais usados pelas instituições hospitalares é o Prontuário Eletrônico do Paciente (PEP), que substitui o prontuário médico tradicional. O registro e controle das informações de pacientes feito de forma digital tem várias vantagens: automatização de processos; eliminação de documentos de papel; facilitação da continuidade no tratamento dos pacientes. Além disso, o PEP permite à equipe médica acessar os documentos de qualquer lugar e a qualquer momento.
Bons exemplos no Brasil
Já existem casos de hospitais brasileiros que são referência na completa digitalização de seus processos. A MV, multinacional líder em transformação digital na saúde, cria soluções para facilitar os processos administrativos, trazendo praticidade nas consultas e gerando menos desperdício e é parceira dessas instituições. É o caso da Unimed Sorocaba, instituição 100% sem papel com o auxílio do sistema Command Center MV, primeira central de monitoramento de hospitais e serviços de saúde 100% automatizada .
Outro exemplo de digitalização é o do Hospital Unimed Recife III, o primeiro hospital digital da América Latina. A instituição, que em dezembro de 2016 alcançou o estágio de Hospital Digital, foi recertificada em 2020 no modelo EMRAM 7 (Electronic Medical Record Adoption Model) após auditoria da HIMSS, a maior associação de informática em saúde do mundo. Ao atestar o alto nível de maturidade da adoção do prontuário eletrônico na unidade de e a sua integração a outras soluções para melhoria da assistência ao paciente, a HIMSS considerou que o hospital cumpre os requisitos mandatórios para a manutenção da certificação máxima.
A instituição utiliza o PEP MV (Prontuário Eletrônico do Paciente) e 100% dos atendimentos são registrados no prontuário, para proporcionar a padronização dos processos, integração das áreas e melhor acompanhamento dos indicadores de desempenho da instituição. Na unidade, tudo é assinado digitalmente com certificados digitais.
O benefício é direto para o paciente, já que toda informação está integrada em um lugar, com melhora na eficiência das atividades médicas e aumento da qualidade no atendimento, por meio da adoção de um conjunto de padrões, protocolos, indicadores, rotinas e processos internacionais seguidos em toda e qualquer parte da assistência médica.
A expectativa de atender e aprimorar mais instituições de saúde é grande, diz Jeferson Sadocci, Diretor Corporativo de Mercado e Cliente da MV. “Produzimos soluções que impactam diariamente na vida dos brasileiros, do momento que marcam uma consulta até a passagem por algum estabelecimento de saúde, permeando todos os processos da cadeia de atendimento do paciente, fazendo com que ele tenha uma experiência 100% digital. São serviços e tecnologias inovadoras e extremamente necessárias para uma gestão mais sustentável e inteligente”, explica. Saiba mais aqui sobre a empresa.