Relatório AutoAcrefi aponta aumento nos financiamentos, liderança da Fiat e avanço expressivo dos modelos eletrificados
O mercado automotivo brasileiro começou o ano em ritmo de crescimento, segundo a 16ª edição do Monitor de Variação de Preços AutoAcrefi, realizado pela Acrefi e Cox Automotive. Em janeiro, foram emplacadas 159.868 unidades, registrando alta de 5,15% em relação ao mesmo período de 2024, apesar da queda de 34% frente a dezembro – devido à sazonalidade do setor.
A Fiat manteve sua liderança no mercado pelo 49º mês consecutivo, seguido de perto por Volkswagen e Chevrolet. A Toyota, que também figura entre os destaques, registrou crescimento expressivo nas vendas de seus modelos híbridos, enquanto a BYD consolidou sua posição nos segmentos de eletrificados, dominando o ranking de vendas com o Dolphin Mini – que teve 1.725 unidades emplacadas.
Ainda no segmento de eletrificados, foram emplacadas 12.556 unidades em janeiro, com forte avanço dos híbridos plug-in (PHEV), que representaram 53,4% do total. A Tesla também iniciou sua atuação direta no Brasil, trazendo novos modelos ao mercado e ampliando o interesse pelos elétricos.
No geral, o financiamento de veículos atingiu o maior volume para o mês desde 2014, com 563 mil unidades. Esse crescimento foi impulsionado, sobretudo, pelas motocicletas, cujo financiamento subiu 2,4%. Entre as regiões, o Nordeste liderou uma expansão com alta de 8,8%, enquanto Sudeste e Sul registraram retração. A variação de preços acompanhou tendências diferenciadas entre categorias: enquanto os veículos 0km tiveram alta média de 0,49% em janeiro, os seminovos de até três anos de uso tiveram queda de -0,69% e os usados, estabilidade com nível alto de 0,04%.
Para 2025, o setor automotivo deverá enfrentar desafios como a elevação da taxa Selic, que pode impactar o mercado de financiamentos. No entanto, fatores positivos como o baixo índice de desemprego, a redução da inadimplência e a entrada de novas montadoras no Brasil indicam uma expectativa de crescimento sustentado.