As carteiras são uma iniciativa do MB Research para facilitar as escolhas de criptoativos visando as três categorias de investidores: conservador, moderado e arrojado
O Mercado Bitcoin (MB), maior plataforma de ativos digitais da América Latina, divulgou as carteiras recomendadas do mês de junho. A ferramenta, construída pelo MB Research – departamento que estuda, analisa e interpreta o mercado de criptomoedas, é utilizada como uma estratégia financeira, balanceada e rentável, de acordo com os diferentes perfis de investimento.
Para a carteira conservadora, a prioridade foi maximizar a segurança dos investimentos feitos, com o objetivo de mantê-los a longo prazo. Para isso, foram escolhidos ativos com maior tendência à preservação do patrimônio: bitcoin, solana e ethereum. Com o movimento de entrada de capital nos ETFs americanos de bitcoin, bem como o possível início da negociação de ETFs de ethereum em julho de 2024, as teses do bitcoin e dos contratos inteligentes são as mais robustas do mercado e, por isso, recebem destaque nesta carteira.
Já no perfil moderado, o objetivo foi priorizar investimentos com grande potencial de retorno e ativos já consolidados no mercado. Para isso, além do investimento em BTC, foram considerados ETH, SOL e outras altcoins nos segmentos de DePin (Redes de Infraestrutura Física Descentralizadas) e DeFi (Finanças Descentralizadas), e porcentagem mínima em GameFi. As escolhas foram justificadas a partir da provável altseason ao longo deste ano e do potencial de desenvolvimento das estruturas de intersecção entre jogos e aplicações de finanças.
Na carteira de maior risco, a arrojada, a exposição em BTC fica limitada a 40%, sendo o restante composto por smartcoins, DePin e gamecoins. Os segmentos introduzidos possuem potenciais de médio prazo, podendo oferecer maior valorização percentual da carteira caso cresçam de forma saudável. Para o MB Research, a aposta em uma altseason sustenta o argumento desta maior exposição em ativos alternativos ao bitcoin.
“Entendemos que estamos em um momento propício para o mercado entrar em seu estado de maior euforia, possivelmente embalado pelos fluxos positivos dos ETFs de bitcoin e pela expectativa do início das negociações dos ETFs de ethereum. Dito isso, enxergamos drivers positivos no horizonte que fortalecem nossa confiança neste ciclo de alta a ser observado nos próximos meses, até o final deste ano”, afirma Rony Szuster, analista de Research do MB.