O mercado de consórcios segue ascendente e bateu mais um recorde: em fevereiro de 2025, havia 11,4 milhões de participantes ativos – um aumento de 9,3% em relação ao mesmo mês do ano anterior e impressionantes 39% desde 2022, quando eram 8,21 milhões. Essa expansão sustentável já dura 39 meses consecutivos.
Os dados da ABAC (Associação Brasileira de Administradoras de Consórcios) revelam que, no primeiro bimestre de 2025, o total de créditos disponibilizados subiu 43,7%, atingindo R$ 21,88 bilhões. Já os créditos comercializados cresceram 39,9%, alcançando R$ 69,19 bilhões, enquanto a comercialização de cotas subiu 25,9%, totalizando 802.690 unidades.
Quase todos os setores tiveram acréscimo, com a exceção dos veículos pesados. Eletroeletrônicos lideram com alta de 147,9% na venda de cotas, seguidos por imóveis (+47,3%), veículos leves (+21,9%), motocicletas (+21,3%) e serviços (+18,4%). De janeiro a maio, a venda de cotas de motocicletas cresceu 9,4%, e o volume de créditos para esse segmento aumentou 16,9%, impulsionado por um tíquete médio elevado em maio (+3,6%).
Comparação com financiamentos e planejamento financeiro
Os prazos dos consórcios são comparáveis aos do crédito tradicional, até 240 meses no caso de imóveis (20 anos) e até 100 meses no caso de veículos leves e pesados, variando conforme o grupo.
“A marca de 11,4 milhões de consorciados demonstra claramente que os brasileiros estão redescobrindo o consórcio como estratégia de planejamento,” comenta Leandro Souza, Gerente da Plataforma Comercial da Pansera. “O crescimento em variados setores, mostra que o consórcio não é apenas uma alternativa para veículos”.
Segundo o gerente, a modalidade tem ganhado destaque. “O aumento do tíquete médio aponta uma tendência de grupos mais qualificados e uma confiança maior dos consorciados”, acrescenta.
Leandro também reforça que um dos principais atrativos do consórcio é sua capacidade de se adaptar ao perfil do consumidor. “Outro ponto que merece destaque é a flexibilidade. Hoje, os prazos longos permitem que o consumidor adapte o pagamento ao seu orçamento de forma planejada, sem juros como em financiamentos convencionais”, afirma.”
Perspectivas para os produtores do Sul
Especialmente para agricultores da região Sul, que planejam investimentos em colheitadeiras, tratores ou implementos — essenciais para os plantios de primavera —, boas notícias. O crescimento no segmento de máquinas agrícolas oferece uma alternativa de aquisição com prazos longos, planejamento financeiro e custo previsível.
A Pansera está atenta ao avanço dos consórcios rurais e busca proporcionar aos produtores opções planejadas para investimentos estratégicos. Como enfatiza Leandro Souza, “nosso objetivo é oferecer aos pequenos e médios produtores soluções que possibilitem a compra de equipamentos com tranquilidade orçamentária e alinhadas às safras”.
O cenário indica um instrumento robusto e democrático, contando com 11,4 milhões de participantes ativos e apresentando crescimento em quase todos os segmentos. E para aqueles envolvidos na agricultura, também pode representar uma oportunidade estratégica.