Tecnologia é uma das frentes que tem impulsionado o crescimento e resultados para a economia quando o assunto é logística
O Brasil conta com uma frota de quase três milhões de caminhões, de acordo com dados disponíveis no Anuário CNT do Transporte de 2022. A logística é um ramo de negócios que movimenta o país, empregando mais de 1,8 milhão de pessoas, cerca de 290 mil empresas registradas e quase 1 milhão de autônomos. A tecnologia é uma das frentes que tem impulsionado o crescimento e resultados para a economia quando o assunto é logística. A chamada inteligência de localização é uma das tendências de negócios que está movimentando uma soma milionária no mundo inteiro. De acordo com previsão da Future Marketing Insights, até o final deste ano o mercado de inteligência de localização atingirá um patrimônio de US$ 18,85 bilhões e, até 2033, ultrapassará a marca dos US$ 81,71 bilhões.
“Por meio da inteligência de localização, é possível planejar as rotas e economizar tempo, dinheiro e combustível — sem falar na redução de emissões de gases poluentes. O roteamento inteligente é a solução para alinhar a expectativa dos clientes por entregas cada vez mais rápidas, sem abrir mão da segurança nas estradas”, aponta Fabiano dos Santos, CEO do Grupo Verante, holding empresarial catarinense que administra a empresa Near Location, única do país a fornecer soluções de tecnologia para veículos pesados.
Haran Lopes, arquiteto de Soluções da Near Location, explica que em tecnologia de localização todo o planejamento e ações devem ser desenvolvidos a partir de uma plataforma de localização com dados consistentes; segura e escalável. Os cálculos de rota são realizados permitindo um planejamento assertivo de acordo com o perfil das frotas, dando visibilidade na localização dos ativos em tempo real, permitindo às empresas de transporte de cargas planejar a logística de maneira econômica, assertiva e segura.
“A tecnologia de localização está presente no dia a dia das pessoas e a tendência é que as empresas utilizem cada vez mais essa tecnologia. As funções de busca de endereço, estabelecimentos, bem como a navegação durante as entregas ‘last mile’, contribuem para otimizar o uso dos veículos através de rotas precisas, economizando e ajudando com a redução nas emissões Além disso, por meio da inteligência de dados, é possível fazer uma análise pós-jornada e traçar estratégias para, por exemplo, implementar medidas para análise do comportamento dos motoristas visando ampliar a segurança; identificar falhas operacionais que diminuam a produtividade”, aponta Haran.
Aplicações no varejo e até a fazenda
A inteligência de localização está presente no dia a dia das pessoas, conforme aponta Haran. É comum que aplicativos e sites solicitem ao usuário a localização, essa autorização permite às plataformas indicar ao consumidor final melhores rotas, pessoas próximas e até mesmo oportunidades de promoção.
“Trata-se de uma ferramenta customizável, que as empresas podem adaptar de acordo com a sua identidade visual e criar aplicativos que rodam tanto no sistema Android, quanto iOS. Imagine que o cliente instalou o app de sua loja no celular e está passando próximo à empresa, a inteligência identifica essa proximidade e já dispara um aviso de promoção naquela unidade. Outra aplicação ligada às estratégias de marketing é conseguir identificar o fluxo de clientes em determinado local onde há outdoor. Com esses dados é possível direcionar a verba de marketing para publicidade em locais que vão contribuir para dar mais resultados”, comenta Haran.
O especialista destaca ainda as aplicações da tecnologia no agronegócio. “Sabemos que um dos maiores impactos neste setor é a logística. É possível reduzir perdas no campo, otimizar a gestão de recursos e aprimorar a logística interna com a com a inteligência de localização”, explica