MAPFRE

Mercedes-Benz do Brasil supera o marco de 400 ônibus elétricos eO500 U vendidos no País

Foto: Mercedes-Benz / Divulgação
Foto: Mercedes-Benz / Divulgação

Com tecnologia elétrica da própria marca, os 400 ônibus elétricos urbanos eO500U, emplacados desde o início do ano passado, foram entregues a empresas de transporte coletivo do Estado de São Paulo, principalmente da capital

A Mercedes-Benz do Brasil segue dando passos significativos na consolidação de sua presença na eletromobilidade no País. A Empresa superou o marco de venda de 400 ônibus elétricos urbanos eO500U à bateria, considerando o volume acumulado desde o início de 2024 até o mês de setembro deste ano.

“Essas 400 unidades do nosso ônibus elétrico, com tecnologia da própria marca, foram entregues a empresas de transporte coletivo do Estado de São Paulo, principalmente da capital”, diz Walter Barbosa, vice-presidente de Vendas, Marketing e Peças & Serviços Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil. “É muito significativo expandir nossa presença em eletromobilidade na cidade de São Paulo, que utiliza fortemente os ônibus em seu sistema de transporte coletivo. Assim, em alinhamento com a Daimler Buses, reforçamos o nosso compromisso de buscar soluções de descarbonização no transporte, contribuindo para a sustentabilidade ambiental e os princípios ESG”.

Os benefícios do ônibus elétrico para o meio ambiente e a sociedade são notáveis: zero emissão local de CO2, zero poluição do ar, extremamente silencioso e sem vibração, trazendo conforto e bem-estar a bordo para os passageiros e o motorista.

Mais de 5 milhões de km rodados na cidade de São Paulo

“No último dia 22 de setembro, a Prefeitura de São Paulo anunciou a entrega de mais 120 ônibus elétricos para o transporte coletivo municipal. Desse lote, 80 unidades eram do eO500U da nossa marca”, informa Walter Barbosa. “Mais de 10 garagens do sistema SPTrans já operam com o eO500U, sendo mais de 5 milhões de km rodados. Entre nossos clientes destacam-se as empresas Viação Metrópole, Mobi Brasil, Sambaíba, Via Sudeste, Viação Grajaú e Viação Gato Preto”.

eO500U foi desenvolvido para a realidade brasileira e da América Latina

O ônibus elétrico urbano eO500U foi totalmente desenvolvido no País dentro da realidade brasileira e latino-americana. Ele vem sendo produzido em série desde o final de 2022, na moderna Linha 4.0 da fábrica da Empresa em São Bernardo do Campo, no ABC Paulista.

Atualmente, o ônibus elétrico Mercedes-Benz vem sendo testado fora do Estado de São Paulo, em demonstrações no Paraná, Minas Gerais, Bahia e Espírito Santos e, futuramente, no Rio de Janeiro. “O eO500U está cada dia mais presente nas vias e nos sistemas de transporte coletivo urbano de grandes cidades. Aliás, ainda sobre a eletromobilidade, vale destacar que o nosso ônibus elétrico articulado eO500UA, apresentado na LatBus 2024, tem um programa de testes internos para 2025. Este veículo deverá começar a circular em 2026 e também será exportado para países da América Latina”, ressalta Walter Barbosa.

A expansão do eO500U brasileiro alcança outros mercados. Chile e Argentina já receberam este ônibus elétrico para demonstração, o que irá ocorrer também com o México. No caso do Chile, o eO500U foi aprovado tecnicamente em operação regular quanto ao consumo de energia e capacidade de passageiros.

Eletrificação necessita do compromisso de todos os players

“Para que a solução de eletromobilidade seja sustentável para o Brasil do ponto de vista tecnológico, estrutural e comercial, visando descarbonização no transporte de passageiros, é preciso um empenho efetivo dos governos federal, estadual e municipal e da iniciativa privada. Isso é fundamental para viabilizar o financiamento de ônibus elétricos no País e a implantação efetiva da infraestrutura de recarga”, diz Walter Barbosa. “De nossa parte, enfatizamos que a Mercedes-Benz do Brasil tem total capacidade de produção para atender às demandas por ônibus elétricos de cidades como São Paulo, como de todo o País e também da América Latina e outros mercados”.

eO500U assegura eficiência tecnológica e econômica

Chassi da consagrada linha O 500, o eO500U é um modelo Padron 4×2 de piso baixo, para carroçarias de até 13,2 metros. Entre seus diferenciais está a autonomia de até 270 km, a maior entre os ônibus elétricos no Brasil. E também a maior capacidade de transporte de passageiros do segmento.

O sistema de recarga de baterias é do tipo plug-in CC2, mesmo padrão tecnológico utilizado pela Daimler Buses em seus ônibus elétricos, levando até três horas para a recarga completa. A nova geração de baterias NMC3 é a mesma utilizada nos ônibus Mercedes-Benz eCitaro na Europa.

O eO500U traz para o motorista e o usuário uma experiência única, com uma condução suave, muito confortável e extremamente silenciosa. O conceito eletroeletrônico do veículo brasileiro segue parâmetros do ônibus integral eCitaro da Daimler Buses. Isso engloba baterias, direção elétrica, motores elétricos, eixos e outros itens.

Suporte e serviços especializados em eletromobilidade

Como sempre acontece, a Mercedes-Benz oferece suporte a todos que fazem parte do ecossistema da eletromobilidade, especialmente na transição do motor diesel para a tração elétrica. Para isso, a Empresa conta com a equipe de eMobility, que centraliza todas as ações ligadas ao novo produto e ao novo segmento de mercado. Ela oferece apoio a clientes, motoristas, profissionais de oficina, gestores do transporte público, concessionários da marca, encarroçadores e demais parceiros.

Mais do que um novo produto, o chassi de ônibus elétrico representa um novo passo da Mercedes-Benz do Brasil na direção de um ecossistema que inclui também serviços exclusivos e dedicados aos veículos elétricos. A gama de serviços inclui uma consultoria especializada às empresas de ônibus e aos gestores do transporte coletivo urbano no que se refere ao funcionamento do veículo, infraestrutura de abastecimento de energia e de recarga das baterias e gestão de frota com ônibus elétricos. Além disso, os concessionários da marca são treinados e têm estrutura preparada para o atendimento especializado a clientes de ônibus elétricos.

eO500 U sai de fábrica com telemetria FleetBus já ativada e serviços digitais exclusivos

Com foco em inovação, conectividade e eficiência operacional, o eO500 U já vem equipado com o sistema de telemetria FleetBus totalmente ativado, pronto para ser utilizado assim que o veículo entra em operação. Isso elimina etapas adicionais e oferece praticidade ao cliente, que pode aproveitar todos os recursos de conectividade do serviço, ampliando o controle sobre a frota e otimizando os resultados.

Desenvolvido especialmente para a gestão de frotas de ônibus, o FleetBus é ideal para pequenos, médios e grandes frotistas. Ele está disponível para veículos novos (Euro 5, Euro 6 e Elétricos) e também pode ser instalado em modelos seminovos fabricados a partir de 2012, por meio de um kit de conectividade composto por módulo de telemetria, chicotes elétricos e antenas.

Com o FleetBus já ativado, o gestor tem acesso imediato a informações em tempo real sobre os veículos e o comportamento dos motoristas, incluindo análises de performance e diagnósticos. Isso garante uma gestão mais eficiente da frota e uma experiência superior com os serviços digitais 4.0 da Mercedes-Benz.

Total
0
Shares
Anterior
Doenças da infância: queda na cobertura vacinal preocupa e pode favorecer o retorno de surtos
a person in a red shirt and white gloves

Doenças da infância: queda na cobertura vacinal preocupa e pode favorecer o retorno de surtos

Especialista alerta para a importância da vacinação para catapora, rubéola e

Próximo
Itaú Personnalité lança acesso a telemedicina do Einstein Conecta em parceria inédita
woman in orange long sleeve shirt using white smartphone

Itaú Personnalité lança acesso a telemedicina do Einstein Conecta em parceria inédita

Clientes passam a contar com acesso ilimitado a orientação médica online do

Veja também