O modelo de OKRs utilizado pela Lojacorr pode ser aplicado em corretoras de seguros para melhorar engajamento, foco e colaboração
A busca por mais eficiência e engajamento nas corretoras de seguros passa, cada vez mais, por ferramentas e modelos de gestão capazes de alinhar times, processos e metas. Entre elas, está o modelo de OKRs (sigla para Objetivos e Resultados-Chave), que vem sendo aplicado com sucesso pela Lojacorr nos últimos três anos.
De acordo com o gerente do Centro de Agilidade da Lojacorr, Adriano Padilha, foi desenvolvido um framework personalizado para atender à realidade da empresa e vem sendo aprimorada com a participação de todas as áreas. “O programa de OKRs da Lojacorr é uma iniciativa robusta e multifacetada desenhada para disseminar a estratégia da empresa, engajar a liderança e impulsionar a colaboração interdepartamental”, explica.
O modelo criado para a Lojacorr opera em três dimensões: estratégica, tática e operacional. Cada uma possui seu próprio ciclo de planejamento e acompanhamento, o que garante um fluxo contínuo de execução e aprendizado. Na dimensão estratégica, os objetivos são anuais e revisados trimestralmente. Já os objetivos táticos têm revisão mensal, e os operacionais são acompanhados quinzenalmente. Também usamos como base o BSC (Balanced scorecard) a fim de cobrir todas as perspectivas da empresa.
Padilha destaca que o sucesso do programa está na transparência e na cadência: “Nosso sucesso com OKRs reside em ciclos contínuos de planejamento, check-ins e melhoria contínua. Essa cadência estruturada nos permite eliminar ambiguidade e manter o foco nas prioridades certas”.
O impacto da aplicação dos OKRs pode ser percebido em várias frentes. Segundo o gerente, houve aumento no engajamento, mais clareza sobre os resultados, transparência da estratégia e maior integração entre áreas. “A visibilidade em tempo real dos resultados permite que todos compreendam como suas contribuições individuais e de equipe impactam diretamente os objetivos estratégicos da Lojacorr”, afirma.
Outro ponto importante está na co-criação dos resultados chaves. As equipes participam ativamente da definição dos OKRs, o que aumenta o senso de pertencimento. “Essa abordagem aumentou o senso de propriedade e engajamento, pois as equipes se sentem parte integrante da jornada estratégica”, complementa.
Para as corretoras de seguros, a adoção dos OKRs também pode representar uma mudança importante. A ferramenta permite organizar prioridades, medir o que realmente importa e criar uma cultura de execução orientada a resultados.
No nível estratégico, uma corretora pode, por exemplo, definir como objetivo tornar-se referência em atendimento ao cliente. Os Resultados-Chave (KRs) para esse objetivo podem incluir o aumento do NPS para 85% e o crescimento da receita com novos produtos digitais em 20%.
Na dimensão tática, esses objetivos são desdobrados para as equipes. Um time de vendas pode ter como meta gerar R$ 500 mil em novas apólices e reduzir a taxa de cancelamento. Já no nível operacional, os colaboradores definem metas individuais, como realizar 50 contatos proativos com a carteira de clientes e gerar dez novas cotações.
Entre os benefícios para as corretoras estão o foco estratégico, o engajamento da equipe, a transparência nos resultados e a agilidade para tomar decisões baseadas em dados. “Ao adotar os OKRs, uma corretora não apenas define o que precisa ser feito, mas cria uma cultura de execução orientada a resultados”, avalia Padilha.
Na Lojacorr, todas as áreas e setores participam, direta ou indiretamente, do framework de OKRs. Isso permite que a estratégia seja disseminada em todos os níveis da organização. “Mesmo que uma área não tenha OKRs formalmente definidos no mesmo ciclo ou nível que outras, suas atividades invariavelmente impactam e apoiam os OKRs de outras equipes ou os objetivos estratégicos gerais da Lojacorr”, conclui o gerente.
Com base na experiência da Lojacorr, as corretoras têm a oportunidade de aplicar um modelo flexível e acessível, com potencial de transformar rotinas e impulsionar o crescimento de forma consistente e sustentável.