Abordagem começou a ser implementada na companhia há dois anos e, desde então, tem contribuído para trazer mais fluidez aos processos e jornadas de clientes e corretores
Há dois anos, a Liberty Seguros, seguradora que trabalha fortemente a experiência de clientes e corretores, iniciou a implementação da Metodologia Ágil aos processos da companhia. A abordagem – que consiste em um conjunto de práticas para otimizar os processos por meio de mensuração e adaptações constantes –, tem o objetivo de trazer mais fluidez e agilidade ao fluxo de trabalho e às jornadas de todos os públicos e, desde então, tem gerado resultados bastante positivos, que vão desde o crescimento em prêmios até a garantia de melhores experiências para os clientes e corretores parceiros.
Na Liberty, a aplicação do Ágil teve início com um treinamento intensivo para as lideranças que, posteriormente, auxiliaram na criação de squads – grupos multifuncionais formados por colaboradores com qualidades e competências diferentes e que atuam nas mais variadas frentes. Atualmente, a seguradora conta com 14 squads que atendem quatro jornadas e têm autonomia para a definição de metas, buscando sempre encontrar soluções eficientes e remover fricção dos processos cotidianos da companhia.
Ao permitir que as equipes sejam capazes de recalcular as rotas com menor impacto para o negócio, a abordagem garante maior agilidade na adaptação às necessidades dos consumidores e mudanças de mercado. Por exemplo, ao longo dos últimos meses, os squads trabalharam em diversas frentes, como na evolução da gestão de portfólio da Liberty, otimização do fluxo de prioridades, mentorias e capacitação, além da implementação de dashboards que auxiliam todos os outros grupos na tomada de decisões baseada em dados.
“É inspirador ver o avanço que tivemos nos últimos meses e como a implementação da Metodologia Ágil tem trazido resultados positivos para os negócios e para as pessoas. Temos presenciado uma evolução muito rápida e bem-sucedida em relação a novos dashboards e novas funcionalidades”, comenta a diretora de Transformação da Liberty Seguros, Daniela Bouissou. “Temos squads extremamente competentes, que têm feito entregas que já estão impactando positivamente os clientes, os corretores e os colaboradores. É muito legal o avanço que tivemos nos últimos meses. Seguimos focados em manter essa transformação ágil, que contempla todas as áreas e não apenas a de desenvolvimento, que está cada vez mais acelerada”, completa a executiva.
Pesquisa interna mostra impacto nos negócios
Desde a implementação do Ágil nos processos da companhia, a Liberty tem realizado uma série de pesquisas internas e, por meio delas, foi possível comprovar que a metodologia já é uma cultura que permeia o dia a dia de todos, não estando restrita apenas aos times ágeis. Prova disso é o dado de que quase 70% dos colaboradores já reconhecem que os princípios ágeis fazem parte do cotidiano da seguradora. Além disso, 80% dos líderes da Liberty já participaram de alguma formação sobre o tema.
Outro ponto interessante é que, ao todo, 113 colaboradores já foram certificados em agilidade para auxiliar na aceleração do processo de desenvolvimento da Liberty e, desde a implementação da abordagem, a seguradora registrou aumento de mais de R$ 161 milhões em prêmios, R$ 54 milhões em savings, além da grande contribuição para tornar as jornadas dos clientes e corretores parceiros cada vez mais fluidas. O trabalho conta ainda com rodas de conversas frequentes para que os colaboradores sigam conectados e contribuindo para o crescimento sustentável da companhia.