Humberto Madeira explicou as vantagens dos modelos de negócio com investimento de até R$ 135 mil durante painel na Expo Franchising ABF Rio
As microfranquias, oportunidades de negócio cujo investimento inicial é de até R$ 135 mil, são uma excelente porta de entrada para o empreendedorismo brasileiro. Essa avaliação é do vice-presidente de Franquias e Treinamento da Prudential do Brasil, Humberto Madeira. O executivo debateu sobre as vantagens do modelo durante painel na Expo Franchising ABF Rio, realizada na última semana, ao lado de Felipe Buranello, diretor da Comissão de Microfranquias da Associação Brasileira de Franchising (ABF) e CEO da Maria Brasileira.
“As microfranquias representam hoje um dos caminhos mais democráticos para quem quer iniciar um negócio: são modelos mais flexíveis, sem a necessidade de ponto físico ou estoque, o que reduz custos fixos como aluguel e mobiliário. Mas é importante destacar que microfranquia não significa microfaturamento. Pelo contrário, é um modelo testado e validado, com alto potencial de crescimento para quem se dedica e acredita no propósito do negócio”, explicou Madeira.
O modelo de microfranquia é adotado por 43% das redes associadas à ABF, inclusive pela seguradora Prudential do Brasil. A companhia está entre as cinco maiores microfranquias do país, segundo a associação, com investimento inicial de R$ 45 mil e uma rede com mais de 2.200 corretoras franqueadas e 46 pontos de apoio distribuídos nas cinco regiões brasileiras.
“A Prudential atua no setor de serviços, que responde por cerca de 60% das microfranquias do país, oferecendo uma oportunidade que vai muito além do retorno financeiro. Ao levar proteção financeira para famílias em todo o Brasil, o corretor franqueado constrói um impacto positivo na vida das pessoas”, afirmou o executivo.
Dicas para o investidor
Humberto Madeira, que também é coordenador da Comissão de Microfranquias da ABF, deu algumas dicas para os investidores que sonham em abrir seu próprio negócio. “A mensagem que deixo para quem pensa em investir é clara: escolha um negócio que tenha conexão com você, que combine com sua missão de vida e que faça sentido no longo prazo. Leia atentamente a Circular de Oferta de Franquia, converse com franqueados que estão na rede e, também, com quem já saiu. Essas são as melhores maneiras de entender a fundo o negócio”, orientou.