Prudential tem investido fortemente nesse modelo, com planos de expansão em todas as regiões do país
As microfranquias têm desempenhado um papel estratégico no mercado de seguros brasileiro, contribuindo diretamente para ampliar o acesso à proteção financeira em diversas regiões do país. Segundo Humberto Madeira, Vice-Presidente de Franquias e Treinamento da Prudential do Brasil, o modelo tem sido essencial para levar a cultura do seguro a um público mais amplo, democratizando serviços que são fundamentais para o planejamento financeiro das famílias brasileiras.
“As franquias, em diferentes tipos de seguro, são responsáveis pelo crescimento do segmento de serviços e outros negócios entre as microfranquias, segundo o ranking da Associação Brasileira de Franchising (ABF). Por meio delas, conseguimos aumentar o número de corretores que posicionam o seguro como ferramenta de planejamento financeiro, promovendo conscientização sobre sua importância”, explica Humberto.
A Prudential tem investido fortemente nesse modelo, com planos de expansão para regiões como Norte, Nordeste e Centro-Oeste. Em 2024, a empresa inaugurou cinco novos pontos de apoio em cidades estratégicas como Uberlândia, Campo Grande, Ribeirão Preto, Natal e João Pessoa, somando 39 espaços voltados para suporte aos franqueados Life Planners. Esses espaços funcionam como coworkings e oferecem estrutura para treinamentos e reuniões.
Microfranquias: porta de entrada para o empreendedorismo estruturado
Com um investimento inicial acessível — abaixo de R$ 135 mil —, as microfranquias da Prudential oferecem aos empreendedores a oportunidade de iniciar um negócio com alto potencial de retorno. Humberto destaca que o franchising, além de facilitar o acesso a uma marca consolidada, proporciona suporte contínuo, treinamento, e um ecossistema de segurança para o empreendedor.
“Nos últimos cinco anos, o segmento de seguro de vida individual cresceu 34%, segundo a Susep, o que demonstra o potencial desse mercado. Oferecemos um modelo estruturado e consolidado, com aprendizado contínuo por meio da plataforma PruEAD+, que reúne mais de 2 mil conteúdos em diversos formatos, além de treinamentos semanais com a rede”, detalha Humberto Madeira.
Perfil do franqueado ideal e tendências de mercado
A Prudential busca franqueados com perfil empreendedor, proatividade e alinhamento ao propósito de proteção financeira. O Vice-Presidente de Franquias e Treinamento reforça que dedicação ao negócio e organização são características essenciais para o sucesso no segmento.
No que diz respeito a tendências, o crescimento do formato home-based e a integração de tecnologias digitais são destacados. “Hoje, 26% das microfranquias operam nesse formato. Observamos ainda um aumento no uso de estratégias digitais, como landing pages e marketing nas redes sociais, que têm sido abordadas nos treinamentos oferecidos pela Prudential”, aponta Humberto.
Referência no franchising
Desde 2004, a Prudential opera no modelo de franquias no Brasil, sendo pioneira na comercialização de seguros de vida individual por meio de corretores franqueados Life Planners. Reconhecida pela ABF, a marca mantém um modelo flexível que permite aos franqueados trabalharem de casa ou utilizarem pontos de apoio estratégicos.
O modelo da Prudential reflete o compromisso com a expansão do mercado de seguros, ao mesmo tempo em que se adapta às novas demandas e formatos de trabalho, consolidando-se como uma das principais referências no setor.
*Colaborou: Golin Comunicação.