CEO da Pentagonal Seguros, Bernard Biolchini enfatiza a importância dos microsseguros para promover a inclusão financeira das pessoas
Os microsseguros surgiram para atender as pessoas que normalmente não teriam acesso às coberturas oferecidas pelo mercado de seguros. Este tipo de solução conta com coberturas simplificadas e acessíveis. Por isso, permitem que indivíduos de todas as classes sociais possam se proteger de imprevistos financeiros e demais riscos. Alguns exemplos são acidentes, doenças, desastres naturais e a perda de bens.
Diversas seguradoras e as próprias instituições que representam o mercado de seguros enfatizam que os microsseguros representam uma estratégia para promover a inclusão financeira e a proteção social da população brasileira.
Esses produtos têm algumas particularidades que os diferenciam dos seguros tradicionais. Geralmente, possuem coberturas mais limitadas e prêmios mais baixos, adaptados às condições socioeconômicas dos beneficiários. Além disso, a comercialização pode ocorrer por meio de canais de distribuição alternativos. “Enxergo isso como uma oportunidade para os corretores de seguros, pois complementa as consultorias que oferecemos como especialistas em riscos maiores”, destaca Bernard Biolchini, CEO da Pentagonal Seguros.
No caso da Pentagonal, por exemplo, a corretora aposta em seu aplicativo para oferecer autonomia os segurados terem outros tipos de proteção. “É um nicho muito bom de mercado para atendermos a nossa base de clientes de maneira ainda mais ágil”, complementa Bernard. Ele enfatiza, ainda, que “a tecnologia é meio, não fim”.
Este tipo de seguro ajuda a mitigar os impactos financeiros de eventos inesperados, reduzindo risco financeiros e contribuindo para a estabilidade econômica de indivíduos e suas famílias.
Além disso, a Superintendência de Seguros Privados (Susep) lançou normas específicas para a operação desses produtos, visando garantir sua qualidade, transparência e proteção aos consumidores. O intuito da autarquia tem sido aprimorar a regulação e promover o desenvolvimento sustentável dos microsseguros.