Bradesco Seguros

Milhões de brasileiros dizem “sim” ao Open Finance: veja o porquê!

Foto: Cardma Pr NL/ Unsplash
Foto: Cardma Pr NL/ Unsplash

Bancos como Nubank, Inter e Santander já aderiram à ferramenta e ajudam a facilitar o dia a dia dos usuários

O Open Finance, uma iniciativa do Banco Central, oferece aos consumidores a oportunidade de consolidar todas as suas informações financeiras em um só lugar, proporcionando uma visão abrangente de suas finanças e facilitando a tomada de decisões.

De acordo com uma pesquisa da Federação Brasileira dos Bancos (Febraban), o número de usuários do sistema já ultrapassou a marca de 42 milhões, evidenciando um aumento significativo na adoção e uma crescente compreensão dos benefícios e funcionalidades do Open Finance.

“À medida que o conceito e os benefícios do Open Finance são entendidos, cresce a disposição dos brasileiros em compartilhar seus dados financeiros. Isso reflete no rápido crescimento do Open Finance no Brasil”, destaca o CEO da Lina Open X, Alan Mareines.

A adesão por parte dos bancos, instituições de pagamento, cooperativas de crédito e fintechs também tem sido expressiva. Segundo o site oficial do Open Finance Brasil, atualmente há mais de 100 instituições participantes, incluindo Banco Inter, Santander e Nubank.

Além de promover o compartilhamento seguro de dados entre diferentes instituições, o Open Finance facilita o acesso a produtos e serviços, como empréstimos com condições mais favoráveis, aumento de crédito em cartões, seguros personalizados conforme o perfil do cliente e aprimora o relacionamento com bancos ou outras instituições financeiras.

Stefani Pereira, relações públicas, relata como tem sido a sua experiência com o Open Finance após adesão ao programa. “Desde que aceitei o Open Finance percebi uma maior conectividade de um aplicativo para o outro. Como tenho mais de um banco, sendo um para crédito e outro para poupança, o Open Finance gerou uma facilidade até mesmo se eu precisar aumentar o limite do cartão. Anteriormente, recebi duas recusas para aumentar o limite, após aceitar a ferramenta, o limite foi liberado. Vejo que as coisas são mais fáceis quando são compartilhadas e a conectividade é bem bacana”.

5 curiosidades sobre o Open Finance que todo usuário precisa saber

1) Segurança em primeiro lugar:  A segurança é uma prioridade no Open Finance. O sistema utiliza protocolos robustos de segurança e criptografia para proteger os dados dos usuários. Além disso, as instituições participantes devem seguir rigorosos padrões regulatórios estabelecidos pelo Banco Central, garantindo a privacidade e a proteção das informações dos consumidores.

2) Não há cobrança de tarifas:  O compartilhamento de dados não tem custos para o consumidor. Nenhuma cobrança é feita nesse sentido, pois a ideia é justamente incentivar que mais clientes possam optar por compartilhar essas informações.

3) Não há ofertas e propostas indesejadas:  Quanto mais informações o sistema possui, a partir do histórico financeiro do cliente, mais personalização o Open Finance tem a oferecer, enviando com mais precisão as ofertas de crédito ou de produtos que de fato fazem sentido. Esse é um dos grandes diferenciais do sistema.

4) É possível cancelar o compartilhamento de dados:  A qualquer momento, o consumidor pode solicitar a interrupção do compartilhamento de dados. A opção de reverter o compartilhamento pode ocorrer por diversos motivos, e o cliente pode fazer isso quando quiser. A instituição, por sua vez, perde o direito de utilizar os dados.

5) Conectividade internacional: Embora o Open Finance seja uma iniciativa nacional, ele faz parte de uma tendência global de Open Banking. Países como Reino Unido, Austrália e vários membros da União Europeia já implementaram sistemas semelhantes. Isso pode facilitar a criação de um ecossistema financeiro global mais integrado, onde consumidores e empresas podem movimentar-se e operar internacionalmente com maior facilidade e segurança.

“São inúmeras as possibilidades que o Open Finance proporciona aos usuários. Com a sua adesão feita diretamente pelos aplicativos de bancos, as pessoas podem visualizar o saldo de outras instituições financeiras e receber avisos sobre o cheque especial, por exemplo. Podem também receber recomendações de investimentos mais rentáveis e ofertas de crédito e financiamentos com taxas mais atraentes”, pontua Mareines.

Independentemente do perfil financeiro de cada pessoa, o Open Finance surge como um recurso poderoso para proporcionar maior transparência, conveniência e controle sobre suas finanças pessoais. Ao adotar essa inovação no setor financeiro, os usuários podem antecipar uma experiência mais integrada, segura e personalizada conforme suas necessidades individuais.

(via Agência Temma)

Total
0
Shares
Anterior
38% dos riscos nos sistemas ciberfísicos são ignorados em abordagens tradicionais de gerenciamento de vulnerabilidades, revela Team82 da Claroty
Foto: rawpixel.com/ Freepik

38% dos riscos nos sistemas ciberfísicos são ignorados em abordagens tradicionais de gerenciamento de vulnerabilidades, revela Team82 da Claroty

Claroty lança solução de gerenciamento de exposição nativa de sistemas

Próximo
Empresas do setor condominial se unem e criam manual prático para auxiliar síndicos do RS na reconstrução dos edifícios
Programa “Esse Condomínio Une o Bairro” promover melhorias para o bairro a partir dos condomínios / Foto: Cytonn Photography / Unsplash Images

Empresas do setor condominial se unem e criam manual prático para auxiliar síndicos do RS na reconstrução dos edifícios

Iniciativa tem como finalidade orientar os gestores dos prédios para a retomada

Veja também