Mira Transportes reúne representantes da Anvisa e lideranças do setor farmacêutico para debater boas práticas logísticas e de armazenagem

Andréa Machado, farmacêutica do Mira Transportes; Kleber Fernandes, diretor de Qualidade e Gestão Técnica da AGV Brasil & Colômbia; Liana Montemor, diretora do Grupo Polar; Dra. Camila Fracalossi Rediguieri, coordenadora da Anvisa; Davilson Almeida, executivo comercial do Mira Transportes; Jansen de Jesus, diretor comercial do Mira Transportes / Foto: Divulgação

Na última sexta-feira (24), o Mira Transportes, em parceria com o Grupo Polar e com apoio da AGV Logística, realizou o “Fórum Interativo – RDCs 430 & 938” na sede da transportadora, em São Paulo. O evento reuniu profissionais da indústria farmacêutica, do setor logístico e representantes da Anvisa para discutir as principais regulações, conhecidas como RDCs (Resoluções da Diretoria Colegiada), normas que estabelecem as boas práticas de distribuição, armazenagem e transporte de medicamentos.

O fórum contou com palestras de Kleber Fernandes, diretor de Qualidade e Gestão Técnica da AGV Brasil & Colômbia, e da Dra. Camila Fracalossi Rediguieri, coordenadora da Anvisa. Os especialistas discutiram os impactos das RDCs 430 e 938, que definem padrões de qualidade para o armazenamento, transporte e distribuição de medicamentos, reforçando exigências mais rigorosas de controle de temperatura, rastreabilidade e segurança, em relação às regras anteriores.

Roberto Mira, conselheiro e fundador do Mira Transportes, realizou a introdução das palestras e reforçou o compromisso do setor com a qualidade e o aprimoramento contínuo. “Em outros segmentos, uma falha pode causar prejuízo financeiro, mas, no segmento farma, um atraso ou erro pode impactar vidas. Por isso, fazemos questão de valorizar cada etapa da cadeia logística e promover eventos como este, que reúnem lideranças do setor e fortalecem as boas práticas no transporte de medicamentos”, disse o executivo.

Kleber Fernandes destacou a importância da RDC 430 no contexto da organização e exportação de produtos farmacêuticos brasileiros. “A RDC 430 é uma evolução na regulação das operações técnicas do setor. Batalhamos muito por esse reconhecimento nos últimos 10 anos. Hoje, os órgãos regulatórios tratam nosso setor com muita seriedade e cautela. Isso é benéfico não apenas para as instituições farmacêuticas, mas também para o país enquanto exportador, pois eleva o padrão de qualidade dos nossos processos logísticos e fortalece a credibilidade do Brasil no cenário internacional”, afirmou o especialista.

Durante sua apresentação, a Dra. Camila Fracalossi Rediguieri, coordenadora da Anvisa, destacou os avanços promovidos pelas novas regulamentações e os desafios enfrentados na implementação das normas que regem o armazenamento e o transporte de medicamentos. “As não conformidades que encontramos, muitas vezes, representam riscos diretos ao paciente, como o armazenamento inadequado de produtos termolábeis ou a falta de monitoramento contínuo. Nosso papel é garantir que todas as empresas da cadeia cumpram os requisitos técnicos, assegurando que os medicamentos mantenham suas propriedades até chegarem ao consumidor final”, destacou Rediguieri.

Ao encerrar o evento, Jansen de Jesus, diretor comercial do Mira Transportes, agradeceu aos palestrantes, parceiros e colaboradores pelo sucesso da iniciativa, destacando o engajamento de todos e a relevância do encontro para o setor logístico e farmacêutico. “Quero agradecer a todos que contribuíram para que esse evento acontecesse: aos palestrantes, parceiros e à nossa equipe, que trabalhou com tanta dedicação. Foi uma oportunidade incrível de trocar conhecimento e reforçar o compromisso de todo o setor com a qualidade e a responsabilidade no transporte farmacêutico”, concluiu o executivo.

Total
0
Shares
Anterior
Kia anuncia início de venda do Niro 2026 com bônus promocional de R$ 20.000,00

Kia anuncia início de venda do Niro 2026 com bônus promocional de R$ 20.000,00

A Kia Brasil anunciou hoje o início da comercialização do Niro ano/modelo

Próximo
La Niña acende alerta para a safrinha do milho e marca início irregular do ciclo da soja
Isabella Pliego, analista de inteligência e estratégia da Biond Agro/ Foto: Divulgação

La Niña acende alerta para a safrinha do milho e marca início irregular do ciclo da soja

Fenômeno climático deve alterar o regime de chuvas no Brasil até o outono de

Veja também