Modelo de franchising pode ser um caminho rentável na reconstrução da economia do Rio Grande do Sul; saiba como

Em tempos de reconstrução, expansão de negócios cria oportunidades para regiões do país investirem no estado

Segundo um levantamento realizado pela Associação Brasileira de Franchising (ABF), o setor de franquias cresceu em 13,8%, em 2023. O segmento atingiu um faturamento de R$240,661 bilhões. Esse resultado representa um aumento de 28,9% em relação a 2019, ano anterior à Covid-19. Os serviços que mais obtiveram resultados foram o de Saúde, Beleza e Bem-Estar (17,5%), Alimentação (17,9%) e Hotelaria e Turismo (16,4%).

Fábio Constantino, CEO da Bumbos, empresa especializada em expansão de marcas e negócios, acredita que apesar de não estar imune às crises, o modelo de franchising pode ser um caminho rentável para a recuperação da economia em tempos de reconstrução do Rio Grande do Sul.

Esse modelo de negócios combina a padronização de operações com o suporte contínuo dos franqueados. Isto é, os produtos, serviços e a experiência do cliente devem ser aplicados em todas as unidades da franquia, em qualquer localização. Nesse cenário, as franquias estão se adaptando às novas demandas dos consumidores, implementando tecnologias digitais e oferecendo serviços que atendem às necessidades emergentes do mercado. Para o especialista, essa iniciativa pode trazer uma série de benefícios para o estado, gerando novos empregos, aumentando a cadeia de investimento, desde a produção de obras e a compra de insumos.

No ano passado, o número de marcas em operação superou as expectativas, alcançando 3.311 redes, representando um aumento de 7,6% em relação a 2022. Além disso, o número de unidades também cresceu 195.862. Dessa forma, cada rede franqueadora no Brasil possui, em média, 59 unidades.

Total
0
Shares
Anterior
IPCA aponta alta de 0,46%, destacando maior impacto no setor de alimentos e bebidas
Vale-alimentação é o benefício de maior acesso do trabalhador / Foto: Atoms / Unsplash Images

IPCA aponta alta de 0,46%, destacando maior impacto no setor de alimentos e bebidas

Leandro Rosadas, economista e especialista em gestão de supermercados, analisa

Próximo
Village Capital capacita empreendedores sociais para enfrentar os desafios mais urgentes

Village Capital capacita empreendedores sociais para enfrentar os desafios mais urgentes

Com apoio da MetLife Foundation, organização global continua a apoiar o

Veja também