Doce que virou tendência pode comprometer dentes e implantes, segundo especialistas em saúde bucal
O morango do amor caiu no gosto popular, conquistou as redes sociais e virou atração em confeitarias, festas e aplicativos de entrega. Com visual chamativo e sabor marcante, o doce que combina morango, brigadeiro e uma crosta de caramelo vem batendo recordes de vendas. Mas, junto com a fama, vem um alerta de especialistas: por trás da aparência inofensiva, o morango do amor pode representar riscos à saúde bucal.
O primeiro perigo está justamente na casquinha rígida de caramelo, responsável por parte da crocância que tornou o doce tão popular. Por ser extremamente dura, essa camada pode provocar fraturas em dentes naturais, especialmente naqueles que já apresentam desgaste ou restaurações. Também há risco de descolamento de próteses. Para quem usa implantes dentários, a extensão das fraturas tende a ser menor, uma vez que os implantes apresentam, em geral, maior resistência mecânica em comparação aos dentes naturais. “O sucesso recente do morango do amor trouxe um alerta para um doce que é bonito, gostoso e, ao mesmo tempo, pode ser traiçoeiro para a boca”, afirma o dentista especialista em Implantodontia da Neodent, Sérgio Bernardes. “Mas ele não é o único: todo alimento com alto teor de açúcar contribui para desequilíbrios na saúde bucal, e os muito rígidos, como caramelos duros, balas e até a rapadura, também oferecem riscos mecânicos semelhantes. É preciso atenção redobrada, principalmente por parte de quem tem restaurações, próteses ou implantes”, alerta.
O problema não está exatamente no consumo eventual, mas, sim, na frequência e na forma como o doce é ingerido. Morder com força o caramelo ou consumir o doce regularmente e sem os cuidados de higiene adequados, pode levar a complicações. Além do impacto físico, há ainda o perigo causado pelo alto teor de açúcar e pela acidez presente na calda caramelizada, que favorecem o surgimento de cáries, além de contribuir para a erosão da superfície dos dentes, aumentando a sensibilidade. Já nos implantes, o risco é maior para a gengiva: o acúmulo de bactérias pode causar peri-implantite, uma inflamação que afeta os tecidos ao redor do implante e pode levar à sua perda, se não for tratada adequadamente.
Para quem utiliza aparelhos ortodônticos fixos, a atenção deve ser redobrada. Além da dificuldade de higienização, o consumo de alimentos mais duros, como o morango do amor, pode provocar a fratura dos bráquetes e atrasar o tratamento. Nesse cenário, os alinhadores ortodônticos transparentes podem representar uma alternativa vantajosa. “Por serem removíveis, eles possibilitam uma higienização mais eficaz após o consumo de alimentos como o morango do amor, além de evitar fraturas de bráquetes e possíveis atrasos no andamento clínico”, avalia a dentista especialista em Ortodontia da ClearCorrect, Ana Alvoledo.
A recomendação dos especialistas é clara: saborear com moderação e redobrar os cuidados após o consumo. Escovação cuidadosa, uso do fio dental e visitas regulares ao dentista são indispensáveis. “Bonito nas redes e irresistível ao paladar, o morango do amor pode continuar em alta, desde que não deixe marcas indesejadas no sorriso”, brinca Bernardes.