Hub gaúcho já atua na formação de jovens talentos e busca consolidar o RS como exemplo de educação tech para o ecossistema nacional
O Movimento Tech, fundo de investimento social para a formação de jovens em áreas da tecnologia, passa a ter o Instituto Caldeira como o hub do MovTech no Estado do Rio Grande do Sul. O ecossistema gaúcho de inovação, por meio do Campus Caldeira, já atua na preparação e formação de jovens talentos, mas percebe na parceria a oportunidade de expandir o alcance e unir esforços para fortalecer as frentes de capacitação e empregabilidade. A parceria foi consolidada no evento anual de apresentação de resultados do MovTech, em São Paulo.
O Movimento Tech, que tem como mantenedores o IFood e XP, financia e organiza projetos que se baseiam em seus pilares de atuação: o despertar dos jovens para as possibilidades na área da tecnologia, a capacitação desses futuros profissionais e a retenção dos talentos formados por meio da empregabilidade. A alta demanda de profissionais nas áreas da tecnologia, explicitada no relatório da Brasscom, atinge o setor a nível nacional. Segundo o relatório, mais de 700 mil novas vagas devem surgir até 2025 e exigirão que os profissionais estejam capacitados e atualizados.
“O Rio Grande do Sul já vive um desafio de retenção e atração de talentos, a parceria com o Movimento Tech aquece esse setor de formação educacional e o estado passa a ter essa conexão mais forte com um movimento nacional que potencializa e abre novas oportunidades para esses jovens”, comenta Felipe Amaral, diretor do Campus Caldeira.
A frente educacional do Instituto Caldeira abriga projetos importantes do setor educacional como o Nova Geração. O programa é voltado a jovens de 16 a 24 anos que tenham cursado o ensino médio na rede pública ou com bolsas de estudo em instituições particulares. Esse ano, o Nova Geração contou com mais de 5 mil jovens inscritos, de 200 municípios. Por meio de trilhas de desenvolvimento focadas em áreas da tecnologia e inovação, o Nova Geração proporciona uma imersão no ecossistema, de modo que os jovens que estão desenvolvendo suas carreiras possam unir o aprendizado teórico com as práticas e oportunidades que a comunidade Caldeira pode proporcionar.