Dados da Icatu Seguros mostram que, em uma década, a contratação por mulheres entre 25 e 30 anos cresceu 5 pontos percentuais, revelando uma geração que prioriza a proteção financeira desde cedo
As mulheres estão cada vez mais assumindo o protagonismo sobre suas decisões financeiras, inclusive naquelas que envolvem planejamento e proteção de longo prazo. Segundo dados da Icatu Seguros – companhia 100% brasileira líder entre as seguradoras independentes em Seguro de Vida, Previdência e Capitalização –, nos últimos dez anos, a contratação de seguro de vida pelo público feminino cresceu de 32,39% para 42,02%, um avanço de 10 pontos percentuais. O levantamento traz destaque ao público mais jovens, de 25 a 30 anos, cuja participação cresceu de 10,06% para 15,10% no mesmo período, um aumento de 5 pontos percentuais que evidencia como o cuidado com o futuro tem ganhado espaço já nas primeiras fases da vida adulta das mulheres.
“Esse movimento reflete uma mudança no perfil socioeconômico, impulsionada pela ampliação da consciência financeira, pelo fortalecimento da autonomia e pela crescente presença em espaços de decisão. Uma pesquisa do Serasa aponta que conquistar a segurança financeira está entre uma das principais metas femininas. Nesse contexto, o seguro de vida ganha relevância como um pilar essencial do planejamento financeiro, tanto individual quanto das famílias, oferecendo uma proteção completa e alinhada aos novos protagonismos femininos”, afirma a Diretora de Produtos de Vida da Icatu Seguros, Luciana Bastos.
Longevidade no radar das mulheres
Além da busca por segurança financeira no presente, a maior procura por seguro de vida entre mulheres mais jovens também reflete uma nova perspectiva em relação ao futuro: a preocupação com a longevidade. Segundo o IBGE, enquanto a expectativa de vida média dos brasileiros é de 77 anos, entre as mulheres esse número salta para 80,5 anos – já entre os homens, cai para 73,6.
“Elas sabem que vão viver mais e querem viver bem. Quando uma jovem contrata um seguro de vida, está pensando em proteção para si e para toda a família. Ela estará amparada no caso de uma doença grave ou um afastamento temporário do trabalho; os filhos poderão contar com um suporte financeiro caso ela venha a faltar; e também os pais, que terão o seu patrimônio preservado caso o segurado tenha algum imprevisto”, exemplifica.
Com um olhar atento para inovação e pioneira em diversas iniciativas, a Icatu Seguros incorporou recentemente em seu portfólio uma cobertura inédita no mercado que ampara filhos em caso de morte de pais e mães. A novidade se soma às diversas outras coberturas que já existem no produto, como diagnóstico de doenças graves, diária de incapacidade temporária e invalidez. “A atualização do produto reflete um dos compromissos da Icatu: levar proteção financeira com previsibilidade”, conclui Luciana.