Um dos segmentos que mais cresce na economia brasileira, a Tecnologia da Informação pode oferecer oportunidades para profissionais com inúmeras habilidades
Quando idealizamos uma profissão na área de Tecnologia de Informação (TI), logo vem à mente aquela imagem clássica de uma tela cheia de linhas, símbolos, letras e números que formam os códigos de programação, que dão arrepios em muita gente e podem até afastar alguns candidatos da área.
Porém, neste Dia do Profissional de TI – celebrado em 19 de outubro – queremos que você saiba que os códigos não são a única opção para quem quer atuar nesta área. A Tecnologia da Informação é um campo amplo que engloba diferentes áreas e muitas profissões dentro do segmento sequer atuam com programação. Relacionamos abaixo nada menos do que cinco carreiras em TI para quem não quer saber de códigos! Confira:
1 – Analista de Sistemas
Os analistas de sistemas são responsáveis por entender as necessidades dos usuários e traduzi-las em requisitos de sistema. Eles colaboram com equipes de desenvolvimento para garantir que os sistemas atendam às expectativas e requisitos dos clientes.
2 – Project Management Office (PMO)
Os profissionais que desempenha a função de PMO, atuam estabelecendo diretrizes de gerenciamento de projetos, monitoram o progresso, oferecem suporte, coletar dados e fornecer análises, promover a governança, resolver conflitos, garantir conformidade com regulamentações, priorizar projetos e manter o alinhamento estratégico, contribuindo para o sucesso e eficiência dos projetos da organização.
3 – Scrum Master
O Scrum Master é responsável por facilitar o uso eficaz do Framework Scrum, promovendo a colaboração na equipe, removendo obstáculos, facilitando reuniões, e ajudando a equipe a alcançar seus objetivos. Eles garantem que a equipe siga os princípios do Scrum para entrega de valor de forma interativa.
4 – Especialista em Experiência do Usuário (UX)
Profissionais de UX se concentram na experiência do usuário, garantindo que os produtos de software sejam intuitivos e eficientes. Eles realizam pesquisas, projetam interfaces e colaboram com desenvolvedores para criar soluções centradas no usuário.
5 – QA
O QA (Quality Assurance) em TI desempenha um papel crucial na garantia da qualidade de software. Suas funções incluem a elaboração de planos de teste, execução de testes, identificação de bugs, relatórios de problemas, colaboração com desenvolvedores para correções, automação de testes, garantindo que o software atenda aos padrões de qualidade estabelecidos e cumpra as expectativas dos usuários. Eles desempenham um papel fundamental na entrega de software confiável e de alto desempenho.