Busca por qualidade, preços acessíveis e atendimento humanizado impulsionam a procura no setor
O Dia Mundial da Saúde, celebrado em 7 de abril, levanta discussões importantes sobre os cuidados preventivos de saúde, além do tratamento de doenças, proporcionando segurança e mais qualidade de vida. Nesse contexto, os planos de saúde e seguradoras têm se destacado como soluções fundamentais para garantir o acesso contínuo à saúde e proporcionar tranquilidade aos beneficiários.
Segundo levantamento feito pela Minuto Seguros, a maior corretora digital independente do Brasil, parte da Creditas, houve um crescimento de cerca de 20% na demanda por planos de saúde no primeiro trimestre de 2025, em comparação com o mesmo período em 2024. Esse aumento resultou em um incremento de 12% nas vendas durante o mesmo período. “Percebemos que o interesse por planos de saúde tem crescido expressivamente, impulsionado por mudanças de comportamento e maior conscientização da população sobre sua importância”, afirma Marcelo Baseoti, gerente da Minuto Seguros. O executivo observa que esse crescimento reflete tanto a preocupação de clientes individuais com o próprio bem-estar e o de suas famílias quanto a busca de empresas por benefícios mais atrativos para seus colaboradores.
A Geração Z tem desempenhado um papel relevante nesse cenário, valorizando cada vez mais benefícios que garantam qualidade de vida e buscando um estilo de vida mais saudável. De acordo com levantamento feito pela SaudaBe, brandtech focada no desenvolvimento de estratégias de marketing, 37% dos jovens estão empenhados em cuidar mais da saúde física. Como consequência, a busca por planos de saúde se tornou um fator determinante na escolha de empregos e na organização financeira pessoal.
No entanto, o segmento de planos de saúde ainda enfrenta desafios, como o aumento das mensalidades e a alta taxa de reprovações para consultas e procedimentos. Durante o ano passado, reclamações feitas contra planos de saúde por demora no reembolso cresceu no Brasil. Foram mais de 64 mil queixas feitas à Agência Nacional de Saúde (ANS) – o maior número em cinco anos.
“Pequenos negócios e empresas familiares vêm adotando esses serviços como forma de oferecer segurança aos funcionários, mas a necessidade de equilibrar custos e benefícios ainda é uma preocupação recorrente”, explica o especialista.
De acordo com Marcelo, o papel das seguradoras e das operadoras é desmistificar esses receios. “Na Minuto, oferecemos uma gama de opções personalizadas, explicamos detalhadamente as coberturas e ajudamos nossos clientes a encontrar o melhor custo-benefício, sempre com foco nas suas necessidades reais”, completa.
“Nosso compromisso vai além da oferta de planos de saúde. Buscamos estabelecer vínculos duradouros com nossos clientes, oferecendo suporte consultivo desde a seleção da opção mais adequada até o acompanhamento contínuo pós-contratação. Para isso, investimos em canais de comunicação eficientes e em uma equipe dedicada a proporcionar um atendimento humanizado e personalizado. Também disponibilizamos benefícios estratégicos, como opções de planos odontológicos gratuitos, para otimizar a experiência e assegurar o bem-estar de nossos clientes”, finaliza Baseoti.