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No Dia das Crianças, Serasa Experian traz dicas para PMEs ampliarem as vendas

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Photo by Taylor Heery on Unsplash

Data segue relevante para economia e empreendedores

O Dia das Crianças segue sendo uma das principais datas para o varejo brasileiro, ao lado de eventos como o Dia das Mães, dos Pais, dos Namorados, o Natal e a Black Friday. Para os empreendedores, é a oportunidade para ampliarem suas vendas e faturamento. Pensando nisso, a Serasa Experian, primeira e maior datatech do país, preparou umas algumas dicas para as pequenas e médias empresas pensando nessa data.

“O Dia das Crianças segue como uma data estratégica para os pequenos e médios negócios. É nesse momento que o empreendedor pode colocar em prática ações de planejamento, gestão de estoque e marketing digital que fortalecem o relacionamento com os clientes e impulsionam as vendas — não só agora, mas ao longo de todo o ano. E mesmo quem não se planejou com antecedência pode aproveitar a data com estratégias simples, mas efetivas — como uma boa comunicação digital, atendimento ágil e promoções criativas”, explica Cleber Genero, vice-presidente de pequenas e médias empresas da Serasa Experian.

Dicas para aproveitar melhor a data

1) Organize o estoque

Analise os produtos mais vendidos e evite rupturas ou sobras. Aposte em lançamentos e combos promocionais para atrair o consumidor.

2) Treine a equipe

Um time bem-preparado garante atendimento ágil e assertivo, especialmente nos horários de pico.

3) Precifique com estratégia

Ofereça descontos sem comprometer a margem de lucro. Avalie quais produtos podem ter redução de preço e quais devem manter valor.

4) Invista na experiência do cliente

Atendimento rápido e suporte eficiente — seja no WhatsApp, redes sociais ou e-mail — fazem diferença na fidelização.

5) Divulgue de forma inteligente

Use campanhas de e-mail marketing, redes sociais e anúncios locais. Destaque promoções e condições exclusivas. Aqui cabem também campanhas segmentadas e remarketing para quem visitou o site ou abandonou o carrinho, uso do WhatsApp para atendimento personalizado e envio de promoções e programas de fidelidade e cupons digitais para recompensar clientes recorrentes, por exemplo. Para te ajudar nessa etapa, inclusive, a Serasa Experian preparou um ebook com dicas de como vender mais usando as mídias sociais.

6) Integre o físico e o digital

Atualize informações de horário, estoque e endereço online. Ofereça a opção de “compre online e retire na loja” — isso reduz custos e aumenta o fluxo no ponto físico. Além disso, crie conteúdo temático que impulsionam tanto a loja física quanto à digital.

7) Cuidado com as fraudes

É importante que os empreendedores reforcem a segurança em seus ecommerces.Para garantir uma navegação segura e proteger informações sensíveis, é fundamental que as empresas adotem medidas de cibersegurança consistentes. Isso inclui disponibilizar um site com certificado SSL, utilizar um sistema antifraude robusto, proteger os dados dos clientes por meio de criptografia, implementar autenticação em dois fatores e exigir senhas fortes. Além disso, manter todos os sistemas e softwares atualizados é essencial para reduzir vulnerabilidades e prevenir ataques virtuais.

Além disso, com o suporte adequado, o lojista pode usar os dados gerados pela análise antifraude para refinar suas estratégias de marketing, logística e atendimento. Apenas no último ano, dados da Clearsale, empresa da Serasa Experian, mostram que, por meio de suas soluções, mais de R$ 61,80 milhões em perdas financeiras com fraudes foram evitados nas compras realizadas no e-commerce.

Um antifraude para vendas online como da Clearsale analisa pedidos realizados no varejo virtual por meio de modelos estatísticos e machine learning, e utiliza uma base histórica e robusta de transações para identificar padrões anômalos e comportamentos de risco com alto grau de precisão. Isso permite uma tomada de decisão mais segura, que prioriza a experiência do consumidor e o desempenho do lojista.

8) Acompanhe os resultados

Mensure o desempenho da campanha: faturamento, margem de lucro, novos clientes, engajamento nas redes e giro de estoque. Esses dados ajudam a planejar futuras ações.

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