Liberty Seguros tem 62% do quadro de 1,8 mil colaboradores composto por mulheres
Neste domingo, 14 de maio, será celebrado o Dia das Mães e a Liberty Seguros celebra a data com 62% de seu quadro de 1,8 mil colaboradores composto por mulheres. Com a executiva Patricia Chacon como CEO da companhia no Brasil, a empresa tem 42% dos cargos de liderança ocupados por mulheres. Nas posições C-Level, o índice chega a 45%.
Além disso, mais de 70% das contratações recentes da seguradora foram de mulheres. “Na Liberty, incentivar e colaborar com o protagonismo feminino é um compromisso constante. Por isso, no mês em que celebramos o Dia das Mães, daremos continuidade a esse trabalho de anos por meio de projetos que fortaleçam essa missão”, compartilha Delane Giannetti, Chief Talent Officer da Liberty Seguros.
Ações da Liberty Seguros para inserção de mulheres e mães no mercado
Contudo, a executiva destaca algumas das principais iniciativas e ações da empresa voltadas para a inserção de mulheres e mães no mercado. “Um destaque é o programa ‘Reconecta Mãe‘, que prevê aumentar a contratação de mães na companhia, reinserindo essas profissionais no mercado de trabalho após períodos dedicados exclusivamente à maternidade. Iniciativas como esta podem contribuir com os indicadores de contratações da empresa das quais, até maio deste ano, 71% foram mulheres”, revela.
A companhia conta, ainda, com uma ação inédita no mercado segurador voltada para o setor de oficinas. Neste caso, lideranças femininas compartilham histórias para engajar outras mulheres a se desenvolverem nessa área.
“Outra iniciativa alinhada ao propósito do empoderamento das mulheres e mães é o ‘Projeto Mãe – Nossos Filhos‘, que auxilia as mães da companhia e suas famílias, independentemente das configurações, durante a gestação e os primeiros meses após o nascimento do bebê. O objetivo é dar apoio à mulher durante a gestação para esclarecer suas dúvidas e ajudá-la a definir o parto desejado com profissionais experientes e, no pós-parto, ensinar sobre a amamentação, cuidados com o bebê e a saúde mental da mamãe”, acrescenta Delane.
Veja também: Confira as principais tendências para o Seguro de Automóveis
Segundo a Chief Talent Officer da seguradora, além dos projetos específicos para mães, a Liberty oferece uma série de benefícios para as funcionárias. “A empresa conta com a isenção de coparticipação nas consultas médicas e exames simples durante pré-natal, pré-natal no Espaço Saúde, o recebimento do vale alimentação e refeição durante todo o período da licença e a licença paternidade estendida para que os funcionários participem deste importante momento. A seguradora também investe na saúde integral da mulher, oferecendo em seu Espaço Saúde a coleta de exames laboratoriais como sangue, urina e colpocitológico”, menciona.
A companhia também patrocina desde 2019 o Hack Delas, que ocorre durante o evento HackTudo. O encontro discute a participação feminina no mercado de tecnologia, o empoderamento feminino e a igualdade de gênero.
Oportunidades e capacitação
“A Liberty tem a equidade de gênero como um pilar essencial do negócio, fortalecendo e ampliando os incentivos, além de dar ainda mais oportunidades para as mulheres em cargos de liderança”, comenta Delane Giannetti. Neste sentido, a companhia assinou recentemente o compromisso com as Nações Unidas para Igualdade de Gênero, o Empoderamento das Mulheres (ONU Mulheres) e o Pacto Global das Nações Unidas. Os Princípios apresentam sete passos que o setor empresarial e outros podem dar para promover e delegar poder às mulheres.
Assim, um outro ponto alto da promoção da diversidade e equidade de gênero na companhia é o projeto de capacitação Mulheres Seguras. A iniciativa é voltada para a capacitação para mulheres que desejam atuar como corretoras. A ação prevê a formação de 40 profissionais interessadas no setor. As vagas são exclusivas para mulheres negras, transexuais, em vulnerabilidade social, mães solo e mulheres com mais de 50 anos. O programa fomenta a equidade de gênero no país e, além de contribuir para formar futuras corretoras. A partir do projeto, a Liberty conduzirá ações online com as participantes, em formato de workshops. A iniciativa acontece em parceria com a Escola de Negócios e Seguros (ENS).
Acolhimento às mães
De acordo com Delane, a companhia possui “um cuidado muito grande no acolhimento às mães que retornam de licença maternidade”. “A média de mulheres que saíram da empresa após a volta ao trabalho nos últimos anos foi baixa, em torno de somente 5%”, compartilha. “Também entendemos que mulheres precisam ter acesso às oportunidades e poder optar pelo que faz mais sentido para seus objetivos – e não serem limitadas por serem mães ou qualquer outra condição. Por isso, temos um senso de igualdade muito forte, além do comprometimento em incluir cada vez mais mulheres em cargos de liderança”, reforça a executiva.
Equilíbrio e bem-estar
Delane Giannetti acredita que tornar-se mãe é “mudar de perspectiva”. “Isso envolve compreender que, ao assumir esse papel, a jornada de uma mulher ganha novos desafios. As prioridades mudam e os espaços do dia-a-dia são adaptados para uma nova realidade. Nesse contexto, a Liberty assume a responsabilidade de proporcionar acolhimento e qualidade de vida para cada colaboradora”, demonstra.
Por isso, a seguradora fomenta uma inclusão cada vez maior das mulheres, não apenas na Liberty, mas em todo o mercado de trabalho. “Como um dos principais players do mercado segurador, compreendemos que nossa atuação no segmento é fundamental para consolidar a igualdade de gênero como um agente de transformação para a equidade na sociedade como um todo. Essa pauta tem que fazer parte do planejamento estratégico das empresas, assim como é na Liberty, para que possamos experienciar verdadeiras mudanças”, projeta a Chief Talent Officer.