Europ Assistance Brasil

No Maio Amarelo, empresa de seguros comprova que incentivos e tecnologia melhoram o comportamento no trânsito

Youse compartilha dicas para motoristas aproveitarem o feriado com segurança e tranquilidade na estrada / Foto: Freepik
Foto: Freepik

Seguradora já avaliou mais de 160 milhões de quilômetros dirigidos e revela que motoristas evoluem até 10% ao longo do tempo com estímulo ao bom comportamento

Desde a sua fundação, a Justos, seguradora auto 100% digital que recompensa motoristas conscientes, já acompanhou mais de 160 milhões de quilômetros dirigidos por seus segurados — o equivalente a 25 mil voltas ao redor da Terra. Mais impressionante do que isso é a constatação de que o monitoramento gera impacto direto na direção responsável, tema que ganha ainda mais atenção com a campanha Maio Amarelo.

Para se ter ideia, em apenas 6 meses, os motoristas que permanecem com a Justos apresentam, em média, uma evolução de 2,5% na sua pontuação de direção. Após 2 anos, essa melhoria chega a 5%, e ultrapassa 10% após 3 anos de uso contínuo da plataforma. Tal avaliação é feita com base em cinco parâmetros (aceleração, velocidade, curvas, frenagem e foco na direção) e permite que a seguradora identifique e premie o bom comportamento ao volante. “Com essa análise de dados, comprovamos que o incentivo certo pode, sim, transformar hábitos de direção e reduzir riscos nas vias”, afirma Dhaval Chadha, CEO e cofundador da Justos.

O impacto é visível também na correção de hábitos perigosos. Após um ano com a Justos:

  • 30% dos motoristas reduziram a velocidade média;
  • 24% passaram a evitar o uso do celular ao volante;
  • 26% melhoraram sua forma de frear e fazer curvas.

Recompensa que incentiva e transforma

Esses comportamentos mais seguros não surgem por acaso. A Justos opera o único programa de recompensas do setor que valoriza bons motoristas com prêmios reais. Mais de 84% dos clientes que passaram pela seguradora já aderiram ao programa. Hoje, 88% da base ativa participa ativamente.

Em 2024, foram entregues mais de 20 mil prêmios para 5.700 motoristas, totalizando 590 milhões de pontos resgatados. Os prêmios incluem vouchers para transporte por aplicativo, abastecimento, restaurantes e até programas de milhagem, uma maneira eficaz de transformar responsabilidade em benefícios tangíveis.

Perfis com melhor desempenho

Entre os motoristas da Justos, mulheres entre 34 e 39 anos da capital paulista lideram o ranking de melhores notas no “driving test”. Dos 10 melhores grupos de condutores, 6 são compostos por mulheres e 7 são da cidade de São Paulo, evidenciando que a combinação entre maturidade e direção consciente é um dos pilares da segurança no trânsito.

Inovação que promove mudança

Com base na tecnologia, a Justos oferece uma experiência digital e transparente desde o momento da contratação até a regulação de sinistros. O modelo da seguradora elimina etapas burocráticas, permitindo que todo o processo seja feito via app, desde a vistoria até a solicitação de guincho, que pode ser acompanhada em tempo real com uma interface similar ao que os aplicativos de entrega de comida ou de transporte já fazem.

“Nosso propósito é tornar o seguro auto mais justo e eficiente, mas também mais seguro para todos. Recompensar bons motoristas é nossa forma de provocar uma mudança estrutural na forma como as pessoas se comportam no trânsito”, finaliza o CEO da Justos.

Total
0
Shares
Anterior
STOA aumenta a demanda da comercialização do seguro de vida da Azos
STOA aumenta a demanda da comercialização do seguro de vida da Azos / Foto: Divulgação

STOA aumenta a demanda da comercialização do seguro de vida da Azos

A STOA, insurtech que atua no impulsionamento dos negócios para os corretores,

Próximo
Dia Livre de Impostos promove venda de gasolina e cerveja com taxa zero em São Paulo
Dia Livre de Impostos promove venda de gasolina e cerveja com taxa zero em São Paulo / Divulgação

Dia Livre de Impostos promove venda de gasolina e cerveja com taxa zero em São Paulo

No dia 29 de maio, lojistas de todo o país vão comercializar produtos e serviços

Veja também