MAPFRE

Nordica traz ao Brasil o allmates, plataforma com mais de 500 colegas de trabalho de IA prontos para uma nova forma de trabalhar

Foto por: Growtika/ Unsplash Images
Foto por: Growtika/ Unsplash Images

allmates possibilita criar colegas de trabalho digitais para apoiar colaboradores em suas atividades, promovendo mais eficiência e inovação

O allmates, plataforma de inteligência colaborativa baseada em inteligência artificial generativa, está chegando ao Brasil por meio da Nordica, referência brasileira em soluções de Data & Analytics, para potencializar os resultados da adoção de IA por empresas de diversos setores. O allmates busca fortalecer o desempenho dos colaboradores com mais produtividade e inovação por meio colegas de trabalho digitais que apoiam em atividades críticas do dia a dia. A Nordica é a Master Reseller da plataforma no país, apoiando clientes e parceiros em todas as etapas de adoção, desde a identificação de oportunidades de uso estratégicas até a implementação efetiva nos negócios.

A plataforma foi desenvolvida para resolver um grande desafio das empresas: unir equipes humanas com digitais, impulsionando o uso da inteligência artificial de forma colaborativa, segura e adaptável nas organizações, e possibilitando uma nova forma de trabalhar, mais criativa e motivadora. Com os chamados mates, os colaboradores passam a contar com funcionários digitais personalizados que podem realizar tarefas, ajudar nos processos de decisão e interagir com pessoas de forma integrada e com base em informações do próprio negócio.

O allmates vem pré-configurado com mais de 500 mates (ou colegas de trabalho de IA), com personas prontas como Analista de Dados, Analista Financeiro, Especialista de Mercado, Executivo de Vendas, Desenvolvedor de Sistemas, Especialista em Marketing, Produtor de Conteúdo, Gerente de Projetos, Mentor de Onboarding, entre outras. Além disso, permite que gestores e analistas humanos desenvolvam seus próprios mates de forma fácil, em uma interface totalmente intuitiva em linguagem natural, ou seja, no próprio idioma do usuário. Agnóstica, a plataforma permite escolher o LLM (Grande Modelo de Linguagem) que será usado como o cérebro de cada mate, de acordo com o que for mais adequado para a função que esse novo colega digital vai desempenhar. Entre as possibilidades de escolha, estão os maiores LLMs do mercado.

O conhecimento dos mates pode ser enriquecido com manuais, políticas internas, estudos de caso, planilhas e outras informações do negócio. Os mates também podem ser conectados a serviços web, bancos de dados e sistemas corporativos, permitindo buscar informações e executar ações em tempo real.

“O allmates viabiliza o desenvolvimento de times híbridos nas empresas, ampliando a criatividade, a produtividade e a eficácia, com mates que são capazes de gerar relatórios e insights em tempo real; traduzir, resumir e interpretar documentos; criar propostas comerciais, apresentações e campanhas; desenvolver fluxos de trabalho e scripts, por exemplo”, afirma Arthur Utiyama, Diretor Executivo da Nordica. Segundo o executivo, cada mate opera dentro de um contexto multicamadas que inclui a descrição da organização, o perfil de cada profissional e o histórico das interações dentro de um projeto ou equipe. “Com isso, é criada uma inteligência coletiva, incluindo humanos e IA, que centraliza o conhecimento em um ambiente único, sem a necessidade de partir do zero a cada conversa ou projeto”, afirma.

Casos de uso que transformam a maneira de trabalhar

O processo de responder a RFPs (Request for Proposal) e criar propostas complexas manualmente consome muito tempo de especialistas sêniores que poderiam estar focados em atividades mais estratégicas. A consulta humana a documentos antigos, por exemplo, é ineficiente e propensa a inconsistências. Com um mate de propostas, com conhecimento de todo o histórico da empresa, incluindo questionários de segurança, documentação de produtos e estudos de caso, a equipe pode pedir a geração de uma proposta inicial, respostas para perguntas técnicas ou adaptação de conteúdos para um novo cliente. Todo esse processo ocorre em linguagem natural, sem comandos complexos. Dessa forma, o mate agiliza o processo e, inclusive, pode contribuir no aumento da taxa de contratos ganhos ao fornecer propostas mais precisas, liberando especialistas para focarem em outras ações.

Outro exemplo prático ideal para o uso dos mates ocorre em licitações. Esses processos são longos e complexos, exigindo muito tempo de leitura de editais extensos, análise de requisitos técnicos e legais, preparação de documentos e elaboração de propostas detalhadas. Um mate especializado na área é capaz de analisar rapidamente todo o conteúdo, identificar os pontos críticos, gerar propostas estruturadas, inclusive sugerindo diferenciais competitivos da empresa. Além disso, pode mapear concorrentes, monitorar licitações similares anteriores e oferecer insights sobre os riscos e oportunidades de participação.

“O resultado de todo esse processo é uma colaboração muito mais inteligente. Colaboradores humanos podem interagir com um ou vários mates ao mesmo tempo em chats privados, como se estivessem em reuniões com especialistas, ou integrá-los a workspaces, espaços coletivos de trabalho, para que os mates se tornem membros permanentes da equipe. Assim, os mates se tornam funcionários digitais que cooperam ativamente para projetos distintos, acelerando processos e preservando o conhecimento corporativo ao longo do tempo. Os mates transformam tarefas complexas em entregas ágeis e consistentes, operando de forma integrada ao dia a dia das equipes”, diz Luis Arias, Diretor Executivo da Nordica.

A plataforma adota protocolos rígidos de segurança e governança, com recursos de controle de acesso baseado em funções, políticas de privacidade e conformidade regulatória. Além disso, as equipes podem interagir com os mates onde e quando desejarem, no navegador, em aplicativo no desktop ou em dispositivos móveis, sem interrupções ao fluxo de trabalho.

Para mais informações sobre o allmates, acesse: www.allmates.com.br

Total
0
Shares
Anterior
Dia das Crianças: Como pais podem ensinar educação financeira para crianças no dia a dia?
person holding paper near pen and calculator

Dia das Crianças: Como pais podem ensinar educação financeira para crianças no dia a dia?

Professora da Me Poupe!

Próximo
M&As mostram resiliência em setores estratégicos e atrai investidores estrangeiros
Para Adriano Chaves, sócio e co-head da área de M&A do CGM Advogados/ Divulgação/CGM Advogados

M&As mostram resiliência em setores estratégicos e atrai investidores estrangeiros

Segundo Adriano Chaves, sócio do CGM Advogados, negociações também têm ficado

Veja também