Desde o último domingo (1º), as operadoras de planos de saúde passaram a seguir novas diretrizes estabelecidas pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) para notificação de beneficiários inadimplentes. De acordo com a regulamentação, o cancelamento do plano pode ocorrer caso o usuário deixe de pagar pelo menos duas mensalidades, consecutivas ou não.
A mudança reforça a necessidade de modernização no setor, como destaca Igor Rodrigues, CEO da 3R4 Seguros, corretora especializada em pequenas e médias empresas. Para ele, a digitalização e a eficiência tecnológica devem ser ampliadas para além do gerenciamento de inadimplência.
“É essencial que a tecnologia seja incorporada no setor, mas esperamos que esse avanço também alcance as operadoras, muitas das quais ainda dependem de processos arcaicos, como o uso de papel na entrada de dados. A modernização precisa beneficiar todo o ecossistema, e não apenas ser aplicada em situações específicas, como na gestão de clientes inadimplentes”, afirma Rodrigues.
As novas regras trazem mais clareza e formalidade ao processo de notificação de inadimplência, mas também destacam a urgência de adaptações tecnológicas que facilitem tanto a operação das empresas quanto a experiência dos usuários.