Europ Assistance Brasil

Novembro Azul: rodovias concedidas paulistas exibem mensagens de prevenção ao câncer de próstata

Foto: ARTESP / Divulgação
Foto: ARTESP / Divulgação

Campanha tem o objetivo de conscientizar os homens sobre a importância do cuidado precoce

A ARTESP (Agência de Transporte do Estado de São Paulo) e as 20 concessionárias que integram o Programa de Concessões Rodoviárias promovem neste mês nas rodovias a campanha “Novembro Azul”, voltada à conscientização da importância da prevenção ao câncer de próstata.

A ação, que é realizada em parceria com a Sociedade Brasileira de Urologia (SBU-SP), busca informar os homens que é necessário passar por consulta médica para que seja feito o correto diagnóstico e, se necessário, o tratamento e as estratégias para a detecção precoce do câncer de próstata.

Todas as concessionárias exibirão nos painéis eletrônicos (PMVs), distribuídos ao longo dos 11,1 mil quilômetros da malha concedida, a seguinte mensagem:

“Novembro Azul – Cuide de você, da sua saúde. #minhasaúdenoazul”

Segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA), são estimados cerca de 71.730 novos casos da doença por ano para o triênio 2023-2025. A prevenção precoce é de extrema importância, afinal, as possibilidades de cura aumentam quando o câncer é descoberto no início.

“O câncer de próstata é o tipo de câncer mais frequente em homens no Brasil, depois do câncer de pele, e, por isso, participamos anualmente da campanha Novembro Azul. Queremos conscientizar todos os usuários para que sejam multiplicadores das mensagens de prevenção e de atenção aos homens ”, diz o diretor geral da ARTESP, Milton Persoli.

Para reforçar a relevância da campanha, a sede da ARTESP, localizada na capital paulista, e os prédios das concessionárias estão iluminados com a cor azul. Também serão divulgadas mensagens informativas sobre o tema nas redes sociais e canais de comunicação tanto da Agência quanto das concessionárias.

Novembro Azul

A campanha Novembro Azul está presente em mais de 20 países e integra o calendário em nosso país desde 2011. Celebrado anualmente, o mês é considerado o mais importante na luta contra o câncer de próstata. Segundo dados do INCA (Instituto Nacional de Câncer), na maioria dos casos, a doença cresce de forma lenta e não chega a dar sinais durante a vida e nem a ameaçar a saúde do homem. Em outros casos, pode crescer rapidamente, se espalhar para outros órgãos e causar a morte.

O risco aumenta com o avançar da idade. No Brasil, a cada dez homens diagnosticados com câncer de próstata, nove têm mais de 55 anos. Entre os fatores de risco que contribuem para que a pessoa seja diagnosticada com a doença estão o histórico de câncer na família, em especial homens cujo pai ou irmão tiveram câncer de próstata antes dos 60 anos, e sobrepeso e obesidade, pois estudos recentes mostram maior risco de câncer de próstata em homens com peso corporal elevado.

Ter práticas saudáveis diminui o risco de várias doenças, inclusive o câncer. Ou seja, ter uma alimentação correta, praticar atividade física regularmente, manter o peso corporal adequado, não fumar e evitar o consumo de bebidas alcoólicas contribuem para a prevenção.

Sociedade Brasileira de Urologia (SBU)

A entidade sem fins lucrativos, fundada em 1926, possui 24 seccionais espalhadas pelo Brasil com a função de coordenar e monitorar a atividade urológica em seus Estados. A SBU congrega cerca de 90% dos urologistas brasileiros, ou seja, mais de 4 mil profissionais. Desde 2004, a SBU realiza campanhas anuais de conscientização do câncer de próstata para aumentar a sobrevida de pacientes acometidos pela doença.

Total
0
Shares
Anterior
Hostweb anuncia Daniel Aguiar como novo Diretor Comercial
Daniel Aguiar, novo Diretor Comercial da Hostweb/ Foto: Divulgação

Hostweb anuncia Daniel Aguiar como novo Diretor Comercial

O profissional possui uma carreira que abrange mais de 15 anos no campo de

Próximo
Opea investe R$ 10 milhões em novo portal de soluções digitais de securitização
Opea investe R$ 10 milhões em novo portal de soluções digitais de securitização / Foto: Wance Paleri / Unsplash Images

Opea investe R$ 10 milhões em novo portal de soluções digitais de securitização

Solução consolidará funcionalidades que suportam a jornada de securitização,

Veja também