Com a aquisição, as empresas unem competências em uma oferta exclusiva: a NTT DATA Business Solutions com a transformação para SAP®S/4HANA e múltiplas soluções tributárias e a Conexos com a penetração no mercado de comércio exterior
A NTT DATA Business Solutions AG expande seu próprio portfólio de software (OwnIP) com a aquisição da Conexos, empresa líder no mercado de software para COMEX no Brasil. Fundada em 1998, a Conexos atende clientes dos setores de varejo, trading, logística, indústrias e de commodities. O carro-chefe é o software de Global Trade Management (GTM) focado na ampla gestão do comércio exterior, desde a visibilidade na logística internacional até os controles mais complexos de desembaraço aduaneiro, regimes especiais, câmbio e tributação, tudo isso potencializado por mais de 65 robôs incorporados.
A logística de importação e exportação de bens e commodities no Brasil é complexa e extremamente regulamentada. Além disso, a apuração de tributos e a comunicação com o Siscomex é única em relação a outros países. Com a aquisição, ambas as empresas combinam suas competências em uma oferta exclusiva: a NTT DATA Business Solutions possibilita a transformação para SAP®S/4HANA e oferece múltiplas soluções tributárias. A Conexos, com seu software GTM, permite um controle eficiente e ágil das importações e exportações, focado na otimização de processos com o compromisso de elevar o nível de visibilidade, gestão e governança nas transações de comex de nossos clientes.
“Com a aquisição da Conexos, fortaleceremos o mercado existente em nosso país foco, que é o Brasil. Ao mesmo tempo, seguimos nossa estratégia de crescimento no segmento de software”, comenta Norbert Rotter, CEO da NTT DATA Business Solutions e EVP da NTT DATA, Inc.®. “Com a Conexos, ofereceremos um software GTM que efetivamente facilita o trabalho, sendo facilmente integrado ao SAP por meio de sua estrutura API”, afirma.
O comércio global é um sistema complexo que envolve a troca de bens, serviços e capitais por meio das fronteiras nacionais. A multiplicidade de participantes, marcos regulatórios, tarifas e barreiras não tarifárias, como cotas, embargos, normas técnicas e procedimentos aduaneiros, criam interações complexas. A Conexos desenvolveu um produto abrangente de Software as a Service (SaaS) composto por vários módulos, que automatizam os processos de importação e exportação para os clientes. O objetivo é simplificar a burocracia e facilitar o processamento eficiente dos procedimentos de desembaraço aduaneiro. A diferenciação chave reside na colaboração sinérgica de mais de 65 robôs integrados, que conferem à plataforma a capacidade de assistência, reduzindo a necessidade de intervenção manual, o que evita possíveis falhas humanas.
Além de ter uma variedade de mais de quatro mil relatórios, que entregam um suporte crucial para as decisões estratégicas. O resultado dessa harmonia é uma notável agilidade dos procedimentos operacionais cotidianos e uma operação automatizada. Como consequência, temos o fortalecimento da competitividade da empresa, que se posiciona de maneira energética e assertiva no mercado.
“O Conexos Cloud foi desenvolvido com foco em velocidade e flexibilidade, possibilitando o gerenciamento de grandes volumes de dados e processos necessários para o sistema logístico de uma empresa”, afirma Claudenir Scalzer, Founder & CEO da Conexos. “Já iniciamos os primeiros projetos com clientes usando o SAP. A fusão com a NTT DATA Business Solutions nos proporcionará um amplo campo de atuação para nossos produtos e uma oportunidade valiosa para modernizar nossos softwares para o comércio exterior”, comemora.
As duas empresas firmaram parceria na marca GUEPARDO – Fostering Finance, um portfólio de produtos híbridos que combina componentes de nuvem e on-premise. “O GUEPARDO Global Trade by Conexos, é resultado dessa parceria”, explica Ricardo Fachin, CEO da NTT DATA Business Solutions Brasil. “É uma plataforma de gestão de alta performance, capaz de automatizar até 70% das rotinas dos principais operadores de comércio exterior. Como uma empresa única, agora combinamos nossa profunda experiência de maneira ainda mais forte, além de atrair mais clientes potenciais”.
Com a aquisição, os mais de 300 clientes existentes da Conexos passarão para a NTT/NTT DATA Group. A expansão geográfica para a América Latina é um objetivo futuro, pois o software da Conexos, atualmente disponível apenas no Brasil, já está adaptado para empresas latino-americanas, com versões adicionais em espanhol e inglês.