Nubank, Netflix, Mercado Livre, Amazon e Itaú são as cinco marcas mais preparadas para o futuro no Brasil, revela estudo

André Matias, CEO da Timelens / Foto: Ester Mendes / Divulgação
André Matias, CEO da Timelens / Foto: Ester Mendes / Divulgação

Análise da Timelens, consultoria de dados do ecossistema FutureBrand, revela as 30 marcas que se destacam por serem a prova de futuro no Brasil

Timelens, consultoria de dados do ecossistema FutureBrand, acaba de lançar o estudo “Future-Proof Score 2024”, que revela as 30 marcas mais à prova de futuro no Brasil. As cinco primeiras marcas do ranking são Nubank, Netflix, Mercado Livre, Amazon e Itaú, se destacam por manter-se fiel ao propósito, seja por meio da visão clara de futuro ou por desafiar suas categorias.

Para o lançamento, foi realizado um evento com o tema “Como as marcas à prova de futuro estão navegando os desafios econômicos”, em parceria com a Tendências Consultoria. A empresa enriqueceu o debate ao apresentar as novas inclinações do mercado e o atual cenário econômico brasileiro.

“Essas marcas se destacam pela capacidade de combinar uma visão clara de futuro com uma experiência engajadora para seus públicos. Com os dados obtidos, conseguimos fornecer um panorama abrangente sobre as companhias que estão preparadas para enfrentar os desafios de um mercado em constante evolução”, explica André Matias, CEO da Timelens.

O estudo mapeou mais de 889 marcas levando em conta aspectos como relevância digital, sustentabilidade e capacidade de criar conexões emocionais com os consumidores. A análise, que combina métodos quantitativos e qualitativos, avalia as marcas em componentes digitais e físicos a partir do entendimento da marca nas lentes de propósito e experiência. O estudo analisou mais de 22,1 bilhões de buscas no Google BR, 285 milhões de menções espontâneas nas redes sociais; 38,8 milhões de menções em notícias.

Destaques do Future-Proof Score 2024

Entre os principais destaques do ranking estão cinco nomes: Nubank, Netflix, Mercado Livre, Amazon e Itaú. O Nubank, por exemplo, lidera a lista com um score de 792, impulsionado pela expansão internacional e capacidade de oferecer uma experiência consistente e inovadora aos clientes. A fintech se consolidou como a maior plataforma de serviços financeiros fora da Ásia, com 105 milhões de clientes.

Quanto aos setores mapeados, o de bens de consumo continua a ser o mais representado no ranking, com 10 marcas, seguido pelo varejo [8 marcas] e serviços [4 marcas]. Empresas como Natura e O Boticário destacam-se pelo compromisso com sustentabilidade e inovação, enquanto as de tecnologia, como Apple, Microsoft e Google continuam a moldar o futuro com avanços em inteligência artificial e realidade aumentada.

A análise também revela que as marcas que mais desafiam suas categorias são aquelas que investem em inovação tecnológica e na construção de uma visão de longo prazo. Empresas como Mercado Livre e Amazon, por sua vez, se destacam pela capacidade de se adaptar rapidamente às mudanças do mercado, oferecendo experiências únicas e altamente personalizadas para os consumidores.

Por fim, o estudo também observa as marcas que tiveram maior crescimento em relação à edição de 2021. Embora a variação média do ranking de 2024 tenha sido de 1,3%, o que indica uma relativa estabilidade, algumas se mostraram mais empenhadas no compromisso com a declaração de propósito e engajamento frente ao consumidor, neste ano.

As três companhias que mais aumentaram o seu compromisso com o futuro nos últimos três anos foram:

  1. Itaú (+12%)

  2. Apple (+8%)

  3. Mercado Livre (+7%)

Novos entrantes

Outro ponto que se destaca no estudo são as novas empresas entrantes no ranking de 2024. A inserção reflete uma diversidade de setores, com marcas tradicionais como Banco do Brasil e Petrobras, que mantêm e aprimoram sua relevância para o público ao fortalecerem seus pilares essenciais.

Por outro lado, Hering, O Boticário e Porto Seguro estão se reinventando, transformando seu legado em estratégias focadas na experiência do cliente. Já as asiáticas Shopee e Shein, recém-chegadas ao mercado, rapidamente construíram relevância com estratégias diferenciadas e forte experiência de consumo.

Veja na íntegra o ranking com as 30 marcas à prova de futuro, abaixo.

#

Marcas

Setor

Score 2024

Variação 2024/2021

1

Nubank

Financeiro

792

1%

2

Netflix

Serviços

773

2%

3

Mercado Livre

Varejo

755

7%

4

Amazon

Varejo

747

6%

5

Itaú

Financeiro

743

12%

6

Natura

Bens de consumo

742

-8%

7

Apple

Tecnologia

723

8%

8

Microsoft

Tecnologia

711

4%

9

Google

Tecnologia

710

6%

10

iFood

Serviços

706

-3%

11

Adidas

Bens de consumo

689

3%

12

Spotify

Serviços

688

4%

13

Samsung

Tecnologia

680

-3%

14

McDonald’s

Bens de consumo

670

1%

15

Magazine Luiza

Varejo

665

-9%

16

C&A

Varejo

663

-5%

17

Renner

Varejo

662

-2%

18

Burger King

Bens de consumo

660

2%

19

Coca-Cola

Bens de consumo

658

-1%

20

Redbull

Bens de consumo

657

=

21

O Boticário

Bens de consumo

656

NOVA

22

Nestlé

Bens de consumo

655

3%

23

Brastemp

Bens de consumo

654

1%

24

Shopee

Varejo

653

NOVA

25

Porto Seguro

Serviços

651

NOVA

26

Hering

Varejo

643

NOVA

27

Skol

Bens de consumo

640

2%

28

Shein

Varejo

639

NOVA

29

Banco do Brasil

Financeiro

638

NOVA

30

Petrobras

Energia

636

NOVA

Total
0
Shares
Anterior
IA e a tomada de decisões baseada em dados: A nova fronteira na eficiência operacional
Alberto Ramos, Chief Operating Officer da Clara / Foto: Divulgação

IA e a tomada de decisões baseada em dados: A nova fronteira na eficiência operacional

Confira artigo de Alberto Ramos, Chief Operating Officer da Clara No ambiente de

Próximo
Vittude anuncia ganhadores da 2ª edição do Prêmio de Saúde Mental Corporativa
Cerimônia de premiação da 2ª edição do Vittude Awards / Foto: Kevin Frighetto / Divulgação

Vittude anuncia ganhadores da 2ª edição do Prêmio de Saúde Mental Corporativa

Vittude Awards aconteceu no dia 10 de outubro, e premiou empresas como Thomson

Veja também