SP segue o Estado com mais agentes e 37% têm entre 26 e 35 anos
O mercado de assessores de investimentos superou a marca de 17 mil profissionais vinculados a instituições financeiras em fevereiro de 2023.
De acordo com os dados recentes da Associação Nacional das Corretoras e Distribuidoras de Títulos e Valores Mobiliários, Câmbio e Mercadorias (Ancord), associação responsável pelo exame e credenciamento dos agentes autônomos, em fevereiro de 2023 foram registrados 17.831 profissionais credenciados e ligados a uma instituição da área, como corretoras de valores ou bancos.
Este é um aumento de 27,25% em relação ao número de assessores em atuação no país no mesmo período do ano passado, quando foram registrados 14.012 profissionais.
A maioria dos agentes estão concentrados na região Sudeste, 62,6% do total, sobretudo no Estado de São Paulo (40,4%). Além disso, a maior parte dos assessores (37%) tem entre 26 e 35 anos e só 1% tem acima de 65 anos.
A Ancord é a entidade que congrega e representa empresas que atuam no mercado financeiro e de capitais. Ao longo dos anos, a Ancord tem consolidado sua atuação ao promover o desenvolvimento contínuo dos associados e defender os interesses de seus membros junto ao governo e a órgãos reguladores, além de oferecer direcionamento técnico e jurídico, cursos e treinamentos.