Executivo cria boas perspectivas do mercado para este ano a partir dos resultados obtidos em 2024
Segundo dados divulgados pela Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave) no dia 8 de janeiro, as vendas de caminhões encerraram em 2024 com alta de 17,41%. Ao longo dos 12 meses do ano passado, o setor comercializou 122.099 caminhões, enquanto em igual período de 2023 as vendas totalizaram 103.994 unidades.
No comparativo mensal, dezembro superou as vendas de novembro. Foram 11.159 caminhões faturados em dezembro, contra 10.003 unidades em novembro, resultando em um incremento de 11,56%.
Em relação a dezembro de 2023, o crescimento também foi expressivo. No último mês de 2023, as vendas somaram 10.060 caminhões, o que representa um aumento de 10,92% em 2024.
Esses números refletem diretamente o desempenho de um dos setores primordiais para os veículos chegarem ao cliente final: o transporte por meios próprios de caminhões e ônibus novos. Danilo Guedes, presidente da ABC Cargas, transportadora especializada no transporte de veículos pesados, tanto no território nacional quanto no Mercosul, destaca o grande crescimento da empresa, que atingiu 35% no último ano, impulsionado pelo avanço da indústria automotiva.
“Os números da ABC Cargas na temporada passada foram bastante promissores. Dentre os 27 anos de existência, posso dizer que foi um dos melhores para nós. Sem dúvidas, a entrada do Euro 6 no Brasil exigiu que as empresas modernizassem suas frotas, o que potencializou nossos serviços e gerou muitos investimentos internos voltados para o aprimoramento dos nossos processos”, descreve Guedes.
Inovações
Para acompanhar essas mudanças e o aumento da demanda por serviços, as empresas do setor buscam implementar inovações em seus processos para se manterem competitivas no mercado. Isso inclui a maior integração de tecnologias, uma exigência constante dos embarcadores.
Na ABC Cargas, por exemplo, em 2024, a empresa procurou soluções para um dos desafios do segmento, especialmente nas rotas utilizadas para o transporte de caminhões e ônibus. “Nos trajetos realizados pelas malhas rodoviárias surgem algumas dificuldades relatadas pelos motoristas, especialmente no momento de passar pelas pontes com a mercadoria, devido à altura da carga. Com isso, fomos até a Europa em busca de soluções e encontramos pranchas hidráulicas com alta tecnologia embarcada, que permitem reduzir a altura da carga. Esse será um diferencial para aumentar a segurança, a eficiência e a agilidade dos nossos serviços. Neste ano já planejamos a utilização de novas carretas com essas inovações”, pondera o executivo.
Perspectivas
Em 2025, as expectativas para o Transporte Rodoviário de Cargas (TRC) são positivas, especialmente após a última Feira de Transporte e Logística da América Latina (Fenatran), onde foram apresentadas diversas novidades, desde caminhões e implementos rodoviários até tecnologias embarcadas, que certamente serão adotadas pelo mercado.
Na visão de Danilo Guedes: “Feiras como essas sempre nos dão um gás a mais para continuar evoluindo. Acredito que teremos muitas novidades este ano, com decisões diplomáticas que ajudarão a fortalecer o setor, tanto nacionalmente quanto internacionalmente. Claro que precisamos estar sempre atentos ao que acontecerá, pois estamos falando de um setor muito volátil, mas creio que será um ano bastante positivo”, finaliza o executivo.