Europ Assistance Brasil

O fim do fiador e a democratização do aluguel no Brasil

Guilherme Colpo, fundador e CEO da Alufacil / Foto: Divulgação
Guilherme Colpo, fundador e CEO da Alufacil / Foto: Divulgação

Confira artigo de Guilherme Colpo, CEO Alufacil

Quando chega a hora de procurar um novo lar, seis em cada dez brasileiros têm buscado a locação, em vez da compra. Esse dado não surpreende se levarmos em conta as variações da economia no Brasil, a alta de juros e as dificuldades de crédito. As novas regras para financiamento de imóveis pela Caixa Econômica Federal, por exemplo, além de impactarem a oferta de crédito imobiliário no Brasil, geraram apreensão na construção civil.

Essa tendência resiste, mesmo que o preço médio do aluguel residencial tenha apresentado um aumento de 0,96% em janeiro de 2025, conforme indicou o Índice FipeZap de Locação Residencial – alta seis vezes maior que o índice de inflação oficial (IBGE) de 0,16%. Já sobre locação comercial, o Índice FipeZAP apontou que o Brasil teve um aumento expressivo em 2024, com os alugueis registrando uma alta de 7,88%, o maior índice desde 2013.

Acredito que o aquecimento do setor de locação imobiliária poderia ser ainda mais pronunciado se questões como a dificuldade de garantia locatícia, relacionada com a situação financeira do inquilino e a falta de fiador, não impactassem grande parte da população.

Nesse sentido, a tecnologia tem sido aliada de imobiliárias que pretendem crescer nesse mercado e resolver esse tipo de entrave que envolve donos de imóveis e candidatos a inquilinos. Soluções disruptivas nos segmentos de garantia locatícia e seguro residencial, que dispensam a necessidade de fiador ou depósito caução, passaram a viabilizar a locação de imóveis para muitos brasileiros que já tinham desistido desse sonho.

Sistemas digitais inteligentes de checagem de crédito realizam esse trabalho em menos de três minutos, conciliando a análise do perfil do inquilino em mais de 18 fontes de dados, como SPC, Serasa e Receita Federal. O “motor de crédito” facilita a vida de proprietários de imóveis e imobiliárias, gerando mais confiança, desburocratizando e simplificando o fechamento de negócios. O passo além é quando a tecnologia é aliada a um atendimento humanizado e personalizado, que dialoga com o inquilino, informando ao cliente o entrave no crédito não aprovado, sugerindo soluções para que uma avaliação negativa não seja o ponto final do processo de locação.

Trata-se de um processo disruptivo de evolução da garantia locatícia, que se mostra eficiente em seu propósito: ampliar o alcance do aluguel para mais pessoas de forma segura e transparente para todas as partes envolvidas, contribuindo para o desenvolvimento socioeconômico do país.

Total
0
Shares
Anterior
Linha Sami Essencial chega na Zona Norte de São Paulo com benefícios exclusivos para membros e corretores
A.C.Camargo lança MBA em parceria com IBMEC sobre Gestão em Saúde com ênfase em Ambientes Complexos / Foto: Freepik

Linha Sami Essencial chega na Zona Norte de São Paulo com benefícios exclusivos para membros e corretores

Corretores poderão oferecer aos membros um desconto atrativo de 10% nos

Próximo
Evento internacional na Fempar capacita médicos em técnicas cirúrgicas de ouvido
Evento internacional na Fempar capacita médicos em técnicas cirúrgicas de ouvido / Foto: Divulgação

Evento internacional na Fempar capacita médicos em técnicas cirúrgicas de ouvido

Treinamento contou com aulas teóricas e práticas em laboratório de última

Veja também