Se há dez anos alguém dissesse que a inteligência artificial estaria “subindo ao palco” para receber uma premiação, muitos provavelmente ficariam descrentes. Uma década depois, a realidade é outra. No próximo dia 10 de dezembro, a comunidade científica celebrará esse avanço histórico ao premiar Geoffrey E. Hinton com o Nobel de Física, um reconhecimento ao seu pioneirismo e contribuição para o desenvolvimento da IA. Esse marco sinaliza um horizonte fértil para novas oportunidades e soluções tecnológicas e — mais do que isso — é um reflexo do tempo em que se vive.
A inteligência artificial está transformando diversos setores em ritmo acelerado, abrindo novas frentes de inovação que estão moldando o futuro de maneira inigualável. A seguir, algumas empresas sinalizam quais são as tendências para o novo ano que se aproxima.
Skyone
O marketplace de inteligência artificial tende a ser uma discussão bem promissora em 2025. Lançado no começo de novembro de 2024, o Skyone Studio faz parte da plataforma Skyone, na categoria de Dados e IA, que já conecta sistemas como Zoho CRM, HubSpot, SAP B1 e mais de 400 outros softwares, facilitando a organização e preparação dos dados para gerar análises avançadas e automações estratégicas. Com essa solução, dados antes fragmentados em diversas fontes passam a ser integrados em um fluxo contínuo e centralizado, organizados para gerar inteligência de negócios com aplicação imediata.
Além disso, o marketplace da companhia passará a agregar ativos de IA, um espaço com agentes de inteligência artificial certificados, prontos para automações e personalizações. Com essa novidade, empresas podem prever demandas de estoque, personalizar campanhas de marketing e otimizar processos de forma precisa, estabelecendo um novo padrão de eficiência e inovação no mercado.
Adobe
Durante a 24ª edição do Adobe MAX, evento anual realizado nos EUA, na cidade de Miami, a Adobe destacou não apenas as novidades em seus aplicativos, mas também o avanço do seu emprego em produtos da indústria criativa. O gerente de marketing de produto sênior na Adobe (Latam), Vitor Aveiro Gomes, participou do evento e compartilhou suas impressões: “Presenciei ao vivo a demonstração de recursos de IA aplicados em criações que já eram impressionantes e se tornaram ainda mais surreais com as novas funcionalidades do Photoshop, Premiere, Illustrator, InDesign e Lightroom”, comenta. “A integração dessa tecnologia nesses programas ficou ainda mais evidente. Em um cenário em que avanços com essas ferramentas se tornam cada vez mais presentes, a Adobe reafirma seu compromisso com o uso ético e a rastreabilidade dos conteúdos. Dentro desse contexto, o lançamento do Content Credentials foi a grande novidade”, acrescenta o executivo.
Zenvia
A empresa aponta diversos benefícios da IA no Customer Experience, que têm impactos significativos nos setores de varejo, finanças, educação e seguros.
A Inteligência Artificial Generativa tem ganhado notoriedade em diversos segmentos, incluindo no âmbito da Experiência do Cliente, impactando significativamente os setores de varejo, finanças, educação e seguros. Essa tecnologia oferece novas oportunidades de interação com o consumidor, tornando as empresas mais inventivas e ágeis, com a possibilidade de testar ideias rapidamente e explorar caminhos que antes não eram possíveis.
A consequência disso é uma verdadeira revolução na relação empresa-cliente. Dados da Poli Digital apontam que 61% dos usuários brasileiros aprovam a interação com chatbots, o que mostra a abertura dos consumidores para esse tipo de tecnologia, que permite a personalização do contato com o cliente, usando dados estruturados para explorar diferentes cenários e adaptar o serviço ao perfil de cada pessoa, aproveitando as suas preferências.
No ramo do varejo, a era da Inteligência Artificial marca uma revolução, mudando e otimizando a relação entre empresas e consumidores, além de ser grande aliada durante a Black Friday, por exemplo. Essa transformação tem mudado o comportamento dos principais nomes do varejo, com ferramentas de personalização e previsibilidade de vendas.
Não por acaso, com a crescente preferência pelo digital, a personalização torna-se a chave do sucesso para as marcas: não à toa, 94% dos marketers afirmam impulsionar os resultados de vendas com personalização, e 72% deles utilizam IA para criar conteúdos personalizados. A IA não só otimiza as estratégias de vendas e descontos, mas também personaliza a experiência de compra em níveis sem precedentes.
Já no âmbito da educação, o potencial da Inteligência Artificial Generativa possui um vasto campo de exploração. A IA pode facilitar o engajamento dos alunos ao permitir o envio e o esclarecimento de dúvidas de maneira rápida e pessoal 24 horas por dia, em todos os dias da semana, baseando-se no conteúdo e-learning disponível, por exemplo. Mesmo que uma automação seja usada, como um robô de conversação (chatbot), é possível garantir a pessoalidade e a personalização com um bom treinamento do recurso, baseado no histórico de interação com a pessoa. Assim, os educadores garantem um contato próximo com o estudante, ao mesmo tempo que podem usar o tempo para planejar melhores conteúdos ou didáticas.
Ikatec
A Ikatec, empresa brasileira especializada em soluções tecnológicas, prepara para dezembro o lançamento de uma inteligência artificial própria, desenvolvida para aumentar a produtividade e a eficiência no atendimento ao cliente. A tecnologia reúne recursos inovadores, como transcrição automática de áudios, resumos inteligentes e respostas personalizadas, com foco em reduzir erros e otimizar o tempo de resposta nas interações.
Entre os diferenciais estão a transcrição de áudios em texto, que elimina a necessidade de ouvir longas gravações, e a geração automática de resumos — o que agiliza o processo de atendimento. O recurso “Texto Mágico” ajusta o tom de voz das respostas, garantindo personalização, consistência e maior produtividade. Com essa novidade, a Ikatec reforça sua posição como parceira estratégica na transformação digital das operações de atendimento.
Kallas Mídia OOH
Na Kallas Mídia OOH, o uso de inteligência artificial tem sido empregado por diversos times, como o de atendimento ao cliente e o de operações, que, a partir de algumas soluções, como Gemini e ChatGPT, utilizadas como assistentes, conseguiram dinamizar suas atividades mais cotidianas. “Com essas ferramentas, nossos colaboradores economizam tempo de suas rotinas e passam a se dedicar a atividades mais estratégicas”, afirma o CEO Rodrigo Kallas. Para 2025, a IA passa a fazer parte ainda mais da companhia, sendo empregada de maneira transversal em todos os departamentos.
A empresa de mídia out of home não se limita às IAs mais convencionais. Com esse boom da inteligência artificial, há ferramentas específicas para praticamente qualquer necessidade ou funcionalidade. Por exemplo, se é necessário editar um áudio, há uma solução própria para isso. A companhia destaca que cada recurso tem sua especialidade, o que permite aproveitar o melhor de cada tecnologia para as demandas.