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O futuro da publicidade digital: por que a identificação móvel é o caminho a seguir

Kostas Kastanis, CEO adjunto da Upstream / Foto: Divulgação
Kostas Kastanis, CEO adjunto da Upstream / Foto: Divulgação

Confira artigo de Kostas Kastanis, CEO adjunto da Upstream

A privacidade online tornou-se uma grande preocupação para os usuários em todo o mundo nos últimos anos. Tais preocupações estão trazendo regulamentos de privacidade mais rigorosos que a publicidade digital deve respeitar. Fazer isso, porém, traz um desafio significativo para marcas e anunciantes: como se conectar com os consumidores de forma eficaz, mantendo a confiança e a privacidade? A resposta pode estar na identificação móvel, um campo no qual as operadoras móveis possuem as chaves.

A receita da autenticação móvel faturada pelas operadoras já é de US$ 40,5 bilhões e deve chegar a US$ 56,4 bilhões até 2028. Há muita inovação acontecendo entre os operadores neste campo, que é focado no reconhecimento do usuário como um processo de segurança. Essas tecnologias de autenticação podem incluir senhas únicas por meio de chamadas de voz e SMS, notificações pop-up, biometria, reconhecimento facial e muito mais. No entanto, o que as operadoras de telefonia móvel não aproveitaram até agora é o potencial de identificação móvel para transformar a indústria de publicidade digital.

Identificação móvel e publicidade digital

Os cookies de terceiros estão com os dias contados. O Google Chrome, navegador mais popular do mundo, já está planejando eliminar esses rastreadores, seguindo os passos do Safari e do Firefox. Isso representa uma mudança significativa, já que mais de 85% do tráfego de web total não será mais rastreado por cookies de terceiros. Para entendermos melhor a magnitude do problema, 75% destes ainda dependem de cookies de terceiros e 45% gastam ao menos metade dos seus orçamentos em campanhas baseadas em cookies. E aqui surge uma questão: como alcançar seu público de maneira eficaz em um mundo sem cookies?

A saída está na identificação móvel que se destaca como uma solução promissora. Usando o número de telefone celular (MSISDN) como um identificador único de usuário, as marcas têm a oportunidade de criar uma conexão direta e personalizada com os consumidores.

Isso é revolucionário. Diferentemente dos cookies de terceiros, que rastreiam os usuários anonimamente através de sites, a identificação móvel cria um canal de comunicação direta e consensual entre a marca e o consumidor, permitindo que as mesmas construam uma relação individual, sem intermediários envolvidos.

Com o consentimento do usuário, as marcas podem oferecer conteúdo personalizado e ofertas em seus sites sem a necessidade de login ou comunicar-se diretamente com eles através de canais de mensagens móveis. Isso não apenas aumenta a relevância da publicidade para o consumidor, mas também fortalece a confiança, pois a interação é baseada no consentimento mútuo.

Os operadores móveis são os facilitadores desse novo tipo de publicidade e relacionamento entre marcas e consumidores. Embora eles possam usar a identificação e a autenticação móvel para melhorar seus próprios esforços de marketing, a experiência e a segurança de seus usuários, o maior potencial está na monetização dessa tecnologia, fornecendo esses recursos para marcas, editores digitais e anunciantes. Este é um passo significativo em direção a um modelo de negócios mais sustentável e lucrativo para as operadoras no mundo digital.

Além da Publicidade: Uma Jornada Personalizada

Imagine um cenário onde um cliente visita um site de varejo e recebe ofertas personalizadas baseadas em suas preferências, tudo sem a necessidade de um login. Ou um caso em que um consumidor abandona um carrinho de compras e é delicadamente lembrado ou incentivado através de uma mensagem personalizada. Este é o poder da identificação móvel perfeita

O futuro da publicidade digital requer uma abordagem que respeite a privacidade e ofereça relevância. A Identificação móvel representa essa mudança de paradigma. Como líderes do setor, devemos abraçar essa tecnologia, não apenas por seu potencial de mercado, mas também por seu alinhamento com uma publicidade mais consciente e centrada no consumidor. A identificação móvel não é apenas uma ferramenta de marketing; é o caminho para uma publicidade mais ética e eficiente.

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