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O impacto dos programas de fidelidade na experiência do cliente

O impacto dos programas de fidelidade na experiência do cliente / Foto: Blake Wisz / Unsplash Images
Foto: Blake Wisz / Unsplash Images

Confira artigo de Nara Iachan, fundadora e CMO da Cuponeria

Os programas de fidelidade são estratégias amplamente utilizadas pelas empresas para atrair e reter clientes. Além de oferecer benefícios e recompensas, essa ferramenta também tem um impacto significativo na experiência do cliente, aumentando a satisfação do consumidor e incentivando a fidelidade a longo prazo.

Diferentes pesquisas apontam como os produtos voltados para fidelização têm um impacto direto no relacionamento entre empresa e cliente. Ao oferecer benefícios exclusivos, descontos especiais e recompensas personalizadas, as marcas fortalecem a conexão emocional com os mesmos, despertando um sentimento de gratidão semelhante ao de receber um presente ou um convite. Os clientes se sentem valorizados e reconhecidos e isso cria uma sensação de pertencimento e lealdade à companhia..

Os programas de fidelidade não apenas recompensam a fidelidade existente, mas também incentivam o relacionamento contínuo e a longo prazo. Ao oferecer recompensas progressivas ou status de cliente VIP, as empresas estimulam os clientes a permanecerem engajados e a continuar realizando negócios com a marca. Essa perspectiva de recompensas futuras cria um incentivo poderoso para que os clientes continuem a escolher a empresa em detrimento da concorrência, o que fortalece a fidelização e aumenta o valor vitalício da parceria.

Além dos benefícios diretos, as estratégias para fidelização também podem melhorar a experiência de compra como um todo. Por exemplo, ao utilizar tecnologias como aplicativos móveis ou cartões de fidelidade digitais, as marcas simplificam o processo de participação no programa e oferecem conveniência aos clientes. Além disso, por meio da análise de dados dos programas de fidelidade, as instituições podem personalizar ofertas e recomendações com base nas preferências individuais do cliente, tornando a experiência de compra mais relevante e personalizada.

Dessa forma, programas de fidelidade desempenham um papel crucial na criação de uma experiência positiva e memorável para os clientes. Ao fortalecer o relacionamento empresa- cliente, aumentar a satisfação, incentivar a fidelidade a longo prazo e melhorar a experiência de compra, esses programas se tornam ferramentas valiosas para as empresas alcançarem o sucesso. Ao investir em programas de fidelidade eficazes, as companhias podem se diferenciar da concorrência e construir uma base sólida de clientes leais e satisfeitos. O mais recomendável no momento de criação de um programa de fidelidade é sempre buscar uma empresa especializada, que já possua parcerias, estudos, dados e base tecnológica para a implementação de um programa de sucesso.

*Nara Iachan (Forbes Under 30) é cofundadora e CMO da Cuponeria, empresa investida pelo Google e Bradesco que desenvolve e opera os maiores clubes de benefícios do Brasil.Nara Iachan é formada em Economia pela UFRJ, possui MBA em Gestão e Desenvolvimento Empresarial, também pela UFRJ, e mestrado em Inovação pela FEI. Apaixonada por empreendedorismo, marketing e inovação, a CMO valoriza a sensação de fazer a diferença na vida das pessoas e no mercado.

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