O plano para fortalecer a continuidade do seu negócio durante as férias

O plano para fortalecer a continuidade do seu negócio durante as férias/ Foto: Unsplash
Foto: Unsplash

A sugestão dos nossos especialistas é apostar no failover de DNS e no DNS secundário

Na América Latina as férias já chegaram e tenho certeza que boa parte da sua equipe está ou estará de férias em breve. A redução da equipe e as chances de ocorrência de um erro só aumentam e podem atrapalhar a continuidade dos negócios.

“Alguns riscos não podemos prever e, quando acontecem, não existe um plano de backup. Mas para outros, você pode contar com ferramentas e práticas recomendadas. E hoje vou mostrar como melhorar a continuidade dos negócios com failover de DNS e DNS secundário”, afirma Mike Fleck, Diretor de Marketing de Produto, CertCentral e Gerente de Confiança de DNS da DigiCert.

Evitando interrupções

A continuidade dos negócios e a recuperação de desastres são essenciais para evitar interrupções em aplicativos críticos para os negócios e eliminar pontos únicos de falha, atendendo aos requisitos de gerenciamento de riscos e conformidade. Qualquer interrupção ou desaceleração pode levar à perda de receita, diminuição da confiança do cliente e danos à reputação.

Os serviços de DNS (sistema de nomes de domínio) autoritativos incluem soluções elegantes como DNS secundário e failover de DNS para melhorar a disponibilidade e o desempenho de aplicativos críticos. Vamos explorar essas duas soluções essenciais, destacando suas funções e benefícios para garantir a continuidade dos negócios.

O DNS secundário se concentra em garantir a redundância e a confiabilidade dos seus registros DNS oficiais. Envolve o uso de dois serviços DNS separados: um servidor DNS primário para controlar seus registros DNS e um secundário que serve como cópia somente de leitura.

Os serviços DNS primário e secundário estão ativos simultaneamente, portanto você não apenas melhora a disponibilidade de seus registros DNS, mas também aumenta o número e a localização de seus servidores de nomes.

Considerando os principais benefícios

O uso de vários serviços DNS autorizados pode atender aos requisitos de conformidade e auditoria interna para redundância e gerenciamento de riscos de terceiros. Isto é especialmente importante para organizações que buscam conformidade com o SOC 2 ou com os requisitos de disponibilidade de aplicativos especificados nos Acordos de Nível de Serviço.

“Como o DNS secundário usa uma arquitetura ativa-ativa e não ativa-passiva, ele permite suportar mais tráfego de consulta DNS, aumentar o desempenho e melhorar a confiabilidade. As redes DNS combinadas podem facilmente absorver picos no volume de tráfego causados por períodos de pico de varejo ou até mesmo ataques DDoS sem interromper ou degradar os níveis de serviço”, completa Mike Fleck.

E quanto ao failover de DNS?

Embora o DNS secundário resolva a disponibilidade dos seus registros DNS, o failover de DNS amplifica os investimentos que você fez na redundância de aplicativos. As soluções de failover de DNS monitoram continuamente a integridade e o desempenho de seus serviços críticos. Se um serviço estiver indisponível ou muito lento, o sistema de failover de DNS atualizará automaticamente seus registros DNS para direcionar o tráfego para uma instância íntegra.

O monitoramento usado para controlar o failover de DNS inclui disponibilidade, tempos de resposta e outras métricas de desempenho. Quando um sistema de monitoramento detecta uma falha ou degradação no desempenho, ele pode redirecionar automaticamente o tráfego para um servidor ou data center alternativo e íntegro. Isso garante que os usuários finais sejam roteados perfeitamente para uma instância de aplicativo em funcionamento, minimizando o tempo de inatividade e a frustração do usuário.

Existem failover de DNS

Ao redirecionar rapidamente o tráfego para longe dos servidores com falha, o failover de DNS melhora a disponibilidade do seu serviço, garantindo que os aplicativos críticos permaneçam acessíveis aos usuários. A detecção rápida e a resposta automatizada a problemas significam menos tempo de inatividade, protegendo a receita e seus investimentos em soluções como balanceadores de carga e redes de entrega de conteúdo. Os serviços de failover de DNS que monitoram e medem os tempos de resposta também podem melhorar o desempenho geral, direcionando o tráfego para a instância mais rápida, mesmo quando todas as instâncias estão disponíveis.

O failover de DNS e o DNS secundário não são mutuamente exclusivos; eles se complementam para fornecer uma solução abrangente para a continuidade dos negócios necessária para o gerenciamento de riscos e conformidade.

A matemática perfeita:

Quando combinadas, essas soluções oferecem:

  • Alta disponibilidade: o failover de DNS garante que os usuários sejam sempre direcionados para servidores íntegros, enquanto o DNS secundário fornece redundância para seus registros de nomes.
  • Desempenho aprimorado: o failover de DNS otimiza a seleção de servidores, enquanto o DNS secundário aumenta a velocidade de resolução de consultas DNS aumentando a capacidade.
  • Alcance global: Juntas, essas soluções permitem que as empresas forneçam seus serviços globalmente com tempo de inatividade mínimo.

“Ao implementar estas soluções, as empresas podem minimizar o tempo de inatividade, melhorar a satisfação do cliente e manter a sua reputação online, conduzindo, em última análise, a um maior sucesso no mundo digital. Leia estas páginas para saber mais sobre failover de DNS e DNS secundário ou solicite uma demonstração se quiser vê-los em ação”, conclui Mike Fleck.

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Anterior
Levantamentos apontam área de tecnologia como tendência para empregos em 2024
Levantamentos apontam área de tecnologia como tendência para empregos em 2024/ Foto: Divulgação

Levantamentos apontam área de tecnologia como tendência para empregos em 2024

Profissões ligadas a tecnologia estão ganhando cada vez mais espaço no mercado

Próximo
Mobiauto mostra quais os únicos SUV´s que valorizaram em 2023
Mobiauto mostra quais os únicos SUV´s que valorizaram em 2023/ Foto: Unsplash

Mobiauto mostra quais os únicos SUV´s que valorizaram em 2023

A Mobiauto acaba de esmiuçar o comportamento de mercado dos principais SUV´s

Veja também