Empreendedores que se destacam no segmento são inovadores e entendem as preferências dos consumidores
No cenário empresarial, em que a inovação e a resiliência são cruciais, o investimento em franquias surge como uma boa estratégia de negócios, proporcionando vantagens tanto para investidores experientes, quanto para empreendedores iniciantes.
Um levantamento realizado pela Associação Brasileira de Franchising – ABF apontou que o Brasil fechou o último trimestre de 2022 com aproximadamente 64 mil franquias. O número é 12,6% maior ao registrado no mesmo período de 2021. A organização destacou também que o setor recuperou o faturamento apurado antes da pandemia de Covid-19. Em 2019 o segmento faturou mais de R$ 186 bilhões, enquanto em 2022 a receita foi de R$ 211 bilhões, 14,3% acima do valor atingido em 2021.
De acordo com Anderson Franco, empresário de sucesso, multi-franqueado e fundador da Allp Fit Academias, o empreendedor que aposta em franquias é, geralmente, aquele que busca uma oportunidade de negócio sólida e já comprovada. “São pessoas que valorizam a segurança oferecida por uma marca estabelecida e desejam empreender com menos riscos. Além disso, eles acreditam na importância do suporte e treinamento oferecidos pela franqueadora para obter sucesso em seus negócios”, revela.
Para o especialista, investir em uma franquia oferece diversas vantagens. “Além de ser um modelo de negócios testado e comprovado, as franquias têm um investimento inicial mais claro, com taxas, royalties e publicidade definidas, o que proporciona maior previsibilidade financeira”, pontua.
O suporte contínuo da franqueadora, incluindo treinamento e assistência, também são considerados pontos valiosos para o sucesso. “O retorno do investimento tende a ser mais rápido e o empreendedor pode contar com a experiência da franqueadora para orientá-lo. A franquia da Allp Fit, por exemplo, tem se destacado no mercado com uma fórmula de sucesso comprovada que abraça um conceito exclusivo da marca, o Top to All, colocando as pessoas em primeiro lugar e proporcionando uma experiência única para nossos clientes”, declara.
Esse conceito costuma ser extremamente abrangente e contínuo, com treinamentos, auxílio na escolha do imóvel, apoio na gestão e marketing e um relacionamento próximo com cada investidor. “Acreditamos que o sucesso da Allp Fit depende do sucesso de nossos franqueados, por isso, estamos empenhados em fornecer todo o suporte necessário para garantir o crescimento de cada unidade”, relata Franco.
O empresário aponta ainda que é possível internacionalizar a marca e iniciar operações em outros países. No entanto, esse é um processo complexo, que requer uma análise de mercado detalhada, adaptações à cultura local e conformidade com regulamentações específicas em cada país. “Queremos levar nossa filosofia de saúde e bem-estar para diferentes partes do mundo. Para isso, estamos sempre em busca de parceiros que compartilhem de nossa visão e estejam comprometidos a trabalhar em colaboração para alcançar esse objetivo”, revela.
Para Anderson, a capacidade de se destacar ou enfrentar desafios, muitas vezes está relacionada à adaptação e inovação. “Os varejistas que se destacam entendem as mudanças nas preferências dos consumidores e desejam se adaptar a elas. Eles também investem na experiência dos clientes, seja por meio do atendimento, produtos de alta qualidade ou inovações tecnológicas. É essencial estar atento à evolução do mercado e disposto a investir em melhorias constantes no negócio”, finaliza.