Ao contratar um seguro de vida, você está dando um passo muito importante, principalmente, no que diz respeito à sua tranquilidade e à de sua família. Por essa razão, é fundamental conhecer cada detalhe desse tipo de serviço, começando por aprender o que é sinistro.
Esse termo se refere aos eventos previstos na apólice do seguro. Assim, se alguma dessas ocorrências acontecerem, o segurado ou o seu beneficiário vai poder acionar a seguradora.
O sinistro pode variar de acordo com a modalidade de seguro que você escolher, que pode ser de vida, de carro, ou residencial.
Continue lendo este texto para entender melhor o que é sinistro, quem pode acionar a seguradora, caso um evento previsto na apólice ocorra, e como solicitar o pagamento da indenização.
O que é um sinistro?
De acordo com a Superintendência de Seguros Privados (Susep), órgão responsável por controlar o mercado de seguros brasileiro, sinistro é todo evento de risco previsto na apólice que pode ocorrer durante a vigência do seguro.
Por exemplo, se o seu seguro prevê a indenização por acidente de carro e isso acontecer, a seguradora configura o sinistro. Isso também vale para morte por causa natural, invalidez total ou parcial, doença grave, assistência funeral, entre outros contextos.
Caso você seja o titular, saiba que é importante guardar bem a apólice e todos os documentos relacionados ao seguro. Além disso, também é fundamental dizer aos seus dependentes o local onde ela está guardada: isso vai facilitar caso aconteça algum sinistro com você.
Qual é o significado do termo “sinistrado”?
O termo sinistrado nas apólices de seguro se refere a quem sofreu o sinistro. No caso do seguro de vida, o sinistrado é o titular do plano que faleceu.
Já no seguro residencial, o sinistrado é a casa afetada por um incêndio, por exemplo.
Quais as diferenças entre prêmio e sinistro?
Prêmio e sinistro são dois termos muito encontrados nas apólices. Por isso, quem deseja contratar um seguro precisa saber exatamente o que eles significam.
Apesar do nome, prêmio não significa uma recompensa. O termo se refere aos valores pagos pelo segurado à seguradora. É como se fosse a prestação do seguro.
A forma de pagamento do prêmio pode variar de acordo com cada contrato. Em alguns casos, ele é pago em uma única parcela. Em outros, uma vez por ano. Também há a possibilidade de fazer pagamentos mensais. Já o sinistro, como vimos anteriormente, é todo evento previsto na apólice do seguro.
Como é o sinistro do seguro de vida?
Existem vários tipos de seguro de vida. Nas coberturas mais tradicionais, o sinistro se refere apenas à morte do segurado.
Contudo é possível contratar coberturas adicionais para casos de incapacidade temporária e invalidez permanente, entre outros. Nesses casos, é possível usufruir do seguro ainda em vida.
Sendo assim, o sinistro no seguro de vida varia de acordo com o escolhido pelo segurado no momento da contratação.
Para a maior parte das modalidades de seguro de vida, o termo sinistro se refere aos seguintes eventos:
- Morte por acidente;
- Morte por causa natural;
- Invalidez permanente causada por acidente;
- Invalidez permanente causada por doença;
- Incapacidade temporária causado por acidente;
- Incapacidade temporária causada por doença;
- Despesas com médicos e hospitais;
Como acionar a seguradora em caso de sinistro?
Caso algum dos imprevistos cobertos pela apólice aconteça, é importante acionar a seguradora o quanto antes. Entre em contato por telefone e informe o ocorrido. Isso agiliza o processo e garante que você receba as orientações relacionadas às etapas seguintes.
No caso do seguro de vida da Seguros Unimed, contate a Central de Atendimento 24h pelo número 0800 016 6633, ou 0800 770 3611, caso você seja portador de deficiência auditiva.
Depois deste contato inicial, você deve formalizar a comunicação. Nessa etapa será preciso preencher um formulário enviado pela seguradora. Atente-se para fornecer todos os dados solicitados e preencher os campos corretamente
A seguradora também vai informar quais documentos você deve apresentar para prosseguir com a solicitação do pagamento da indenização.
Quais são os documentos que devem ser enviados à seguradora?
A documentação que deve ser enviada para a seguradora pode variar de acordo com o tipo de sinistro e com a cobertura escolhida na contratação. Os principais documentos exigidos são os seguintes:
- Cópia do boletim de ocorrência, em caso de acidentes, assalto, entre outras situações que implicam na realização desse documento;
- Cópia do RG e do CPF do segurado;
- Cópia da certidão de casamento atualizada, se for o caso;
- Laudo médico, em caso de doença ou invalidez total ou parcial;
- Cópia do RG e CPF do dependente que acionará o seguro em caso de falecimento do segurado.
- Cópia autenticada da certidão de óbito.
No caso de falecimento do titular do plano, os beneficiários apontados no contrato também deverão enviar cópias dos seus documentos pessoais para receber a indenização.
O que fazer após enviar o formulário e os documentos?
Após a realização desses procedimentos, o próximo passo é aguardar a análise e a validação da seguradora.
A indenização deve ser paga 30 dias após a entrega dos documentos. É importante acionar a seguradora o mais rápido possível.
A Seguros Unimed conta com equipe especializada em oferecer as melhores soluções em caso de sinistro.
Agora que você já sabe o que é sinistro e como ele se relaciona com o seguro de vida, aproveite para entrar em contato com um dos corretores credenciados e garanta a sua tranquilidade e a de sua família. Conte com a Seguros Unimed para dar esse passo importante.
Posts relacionados Como evitar enchentes e inundações em casa
Muitas pessoas veem o combate às enchentes apenas como responsabilidade do poder público. No entanto, elas também causam danos irreparáveis Leia mais
O que é e como calcular o valor do seguro prestamista?
Tudo o que você precisa saber sobre a amortização de dívida. O Seguro Prestamista é uma modalidade de seguro criada Leia mais
O post O que é sinistro e qual a relação com seguro de vida? apareceu primeiro em Blog da Seguros Unimed.