Segundo a Federação Nacional de Capitalização (FenaCap), um Título de Capitalização é um produto financeiro, regulamentado pela Superintendência de Seguros Privados (Susep), emitido por sociedades de capitalização. Este instrumento combina reserva de capital e possui diversas modalidades, como a participação em sorteios de prêmios, por exemplo.
Diversas modalidades
As diversas modalidades de capitalização atendem a finalidades e perfis de clientes específicos. A modalidade Tradicional tem foco na devolução integral do valor capitalizado ao final do prazo, sendo a mais próxima de uma poupança com sorteios, ideal para clientes que buscam disciplina para guardar dinheiro e valorizam a chance de ser premiado.
Já a Compra Programada visa estimular a poupança para a aquisição futura de um bem, como um carro ou uma viagem. O resgate pode, inclusive, ser usado como crédito na compra, atraindo clientes com um objetivo de consumo específico no médio prazo que necessitam de um incentivo para economizar.
No campo social, a modalidade Filantropia Premiável permite que o titular participe dos sorteios, mas ceda o direito de resgate do capital acumulado a uma entidade beneficente no final do plano, atendendo a clientes com interesse social que desejam aliar a chance de sorteio à doação.
Na área de negócios, existe a modalidade Incentivo, utilizada por empresas como ferramenta de marketing, fidelização ou bonificação de funcionários e clientes. Neste sentido, caracteriza-se como uma ação promocional para alavancar vendas ou engajar seu público, por exemplo.
Por fim, o título de Garantia de Aluguel tem uma função estritamente prática: ele substitui a figura do fiador ou o depósito caução em contratos de locação de imóveis, sendo a solução para locatários que não possuem fiador e buscam uma garantia rápida e desburocratizada para fechar um contrato.
Disciplina financeira
Neste sentido, os Títulos de Capitalização se consolidam no mercado brasileiro como solução de múltiplas facetas, atuando primariamente como um instrumento de disciplina financeira programada. Normalmente, a principal característica desses produtos é a combinação de uma reserva de capital garantida com a atração de sorteios periódicos.
As diversas modalidades, do Tradicional (foco na poupança) à Garantia de Aluguel (foco na funcionalidade), passando pela Filantropia Premiável (foco social), demonstram que o título é adaptável a objetivos distintos, sejam eles pessoais, de consumo ou empresariais.
CEO da R2 Finance, Renato Bernardes considera fundamental ter clareza de que o Título de Capitalização não é um investimento focado em alta rentabilidade. Ele funciona como uma “poupança forçada” com os custos dos sorteios e das taxas de administração (Cota de Carregamento) embutidos.

Portanto, a decisão de compra deve ser guiada não apenas pela esperança de receber prêmios, mas sim pela disciplina de guardar dinheiro para um objetivo específico.
*Redação: Diego Bernardes, estagiário de Jornalismo sob supervisão do jornalista William Anthony (MTB 94559/SP)
